I Festival do Abacaxi reune produtores de sete municípios do Agreste
O I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano realizado durante essa sexta-feira no Poção, zona rural de Arapiraca, contou com exposição de frutas produzidas na região do agreste, artesanato, palestras, apresentações culturais e shows musicais.
Produtores rurais de sete municípios que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) da Fruticultura do Agreste, participaram do evento que teve como objetivo divulgar o cultivo do abacaxi, que entre as frutas produzidas na região é a cultura de maior expressividade.
O Arranjo Produtivo Local da Fruticultura do Agreste foi criado há um ano e engloba os municípios de Arapiraca, Taquarana, Coité do Noia, Limoeiro de Anadia, Igaci, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas. Mil e cinquenta produtores rurais cultivam abacaxi, graviola, pinha e caju nesses sete municípios do Agreste.

A maior produção do cultivo do abacaxi é na comunidade Poção, zona rural de Arapiraca. Cerca de trezentos produtores rurais trabalham com esse tipo de cultura . A estimativa da safra de 2013/2014 é de um milhão e duzentos mil frutos que foram cultivados em uma área de cinquenta hectares, gerando uma produtividade de 25 mil frutos por hectare.
A gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura do Agreste, Rosete Albuquerque, disse que o evento também tem como finalidade promover a troca de informações, de experiências e produtores, técnicos e representantes dos diversos setores que diretamente estão ligados às questões do campo.
“É um momento de valorizar a cultura do abacaxi mas também de estreitar os laços e estabelecer negócios futuros nesse segmento agrícola” afirmou Rosete Albuquerque.

Segundo a presidente da Associação de Mini e Pequeno Produtor de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas (AMPPARA), Judite Caetano, a realização do I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano é um reconhecimento as centenas de famílias que tradicionalmente cultivam o produto garantindo o sustento de suas casas.
“Mesmo com todas as dificuldades que os agricultores familiares enfrentam no dia a dia a produção do abacaxi é uma tradição que vai passando de geração à geração. Esse festival é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos esses agricultores” afirmou a presidente da AMPPARA.PAPL), por meio do APL da Fruticultura do Agreste e Sebrae

Durante todo o dia o público participou de palestras sobre motivação profissional, marketing pessoal, doenças do abacaxi, comercialização e linhas de credito e suas vantagens. Nos intervalos das palestras houve apresentações de grupos folclóricos.
No final da tarde foi realizado o desfile para eleger a Musa do Festival do Abacaxi. A partir das 19h acontece show com Afrísio Acácio e no trio elétrico Sandro Marques, o Dom Juan do Arrocha.
Últimas notícias
Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
