I Festival do Abacaxi reune produtores de sete municípios do Agreste
O I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano realizado durante essa sexta-feira no Poção, zona rural de Arapiraca, contou com exposição de frutas produzidas na região do agreste, artesanato, palestras, apresentações culturais e shows musicais.
Produtores rurais de sete municípios que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) da Fruticultura do Agreste, participaram do evento que teve como objetivo divulgar o cultivo do abacaxi, que entre as frutas produzidas na região é a cultura de maior expressividade.
O Arranjo Produtivo Local da Fruticultura do Agreste foi criado há um ano e engloba os municípios de Arapiraca, Taquarana, Coité do Noia, Limoeiro de Anadia, Igaci, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas. Mil e cinquenta produtores rurais cultivam abacaxi, graviola, pinha e caju nesses sete municípios do Agreste.

A maior produção do cultivo do abacaxi é na comunidade Poção, zona rural de Arapiraca. Cerca de trezentos produtores rurais trabalham com esse tipo de cultura . A estimativa da safra de 2013/2014 é de um milhão e duzentos mil frutos que foram cultivados em uma área de cinquenta hectares, gerando uma produtividade de 25 mil frutos por hectare.
A gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura do Agreste, Rosete Albuquerque, disse que o evento também tem como finalidade promover a troca de informações, de experiências e produtores, técnicos e representantes dos diversos setores que diretamente estão ligados às questões do campo.
“É um momento de valorizar a cultura do abacaxi mas também de estreitar os laços e estabelecer negócios futuros nesse segmento agrícola” afirmou Rosete Albuquerque.

Segundo a presidente da Associação de Mini e Pequeno Produtor de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas (AMPPARA), Judite Caetano, a realização do I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano é um reconhecimento as centenas de famílias que tradicionalmente cultivam o produto garantindo o sustento de suas casas.
“Mesmo com todas as dificuldades que os agricultores familiares enfrentam no dia a dia a produção do abacaxi é uma tradição que vai passando de geração à geração. Esse festival é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos esses agricultores” afirmou a presidente da AMPPARA.PAPL), por meio do APL da Fruticultura do Agreste e Sebrae

Durante todo o dia o público participou de palestras sobre motivação profissional, marketing pessoal, doenças do abacaxi, comercialização e linhas de credito e suas vantagens. Nos intervalos das palestras houve apresentações de grupos folclóricos.
No final da tarde foi realizado o desfile para eleger a Musa do Festival do Abacaxi. A partir das 19h acontece show com Afrísio Acácio e no trio elétrico Sandro Marques, o Dom Juan do Arrocha.
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
