Educação

Protesto Natal de Fome é realizado pelos trabalhadores de educação em Arapiraca

Por 7 Segundos 01/12/2014 11h11
Protesto Natal de Fome é realizado pelos trabalhadores de educação em Arapiraca
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

O Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Alagoas (Sinteal) seccional Arapiraca, realizou na manhã desta segunda-feira(01) uma manifestação em protesto a falta de reajuste salarial que até agora não foi concedida pela prefeitura municipal de Arapiraca. Os manifestantes se concentraram em frente ao Ginásio João Paulo II e seguiram em direção ao Centro Administrativo Municipal. 

Vestidos de pretos, com nariz de palhaço, os profissionais da educação faziam muito barulho com “apitaço” e “panelaço” para chamar a atenção da sociedade sobre a desvalorização em que passa a educação municipal . Os professores reivindicam um reajuste salarial de 8.32%, mas segundo a categoria a prefeita Célia Rocha não concedeu nenhum reajuste salarial.

“ É um total desrespeito, nossa data base é em maio e até agora nenhum posicionamento da prefeitura de Arapiraca” afirmou um dos manifestantes.

  

De acordo com o diretor administrativo do Sinteal Arapiraca, André Luis, além da reivindicação salarial, o sindicato quer explicações da Secretaria Municipal de Saúde, porque nos últimos meses está ocorrendo atraso no pagamento dos profissionais aposentados e pensionistas da educação.

“Eles sempre receberam na mesma data do que os trabalhadores ativos recebiam queremos saber porque está ocorrendo esse atraso” afirmou André Luiz.

Natal de Fome

De forma descontraída mas sem deixar de lado  o teor de protesto da reivindicação, os professores denominaram a manifestação de “ Natal de Fome” .

O papai noel da Educação não estava vestido com a tradicional roupa vermelha nem chegou em um trenol. O papai noel estava com roupas pretas e chegou em uma carroça de burro.
Em protesto a falta de valorização aos professores do município, o “papai noel” da educação distribuía cartões de natal com as seguintes mensagens: “ Prefeitura de Arapiraca presenteia os trabalhadores da educação com desvalorização, desrespeito, escolas sucateadas”.

Reunião

Após chegarem ao Centro Administrativo Municipal uma comissão representada por integrantes da diretoria do Sinteal Arapiraca seria recebida pela secretária municipal de Educação, Ana Valéria, para discutir as reivindicações dos trabalhadores em educação.