Arapiraca

Vereadores vão tentar impedir transferência da 5ª Ciretran para o shopping

Por Redação 11/12/2014 12h12
Vereadores vão tentar impedir transferência da 5ª Ciretran para o shopping
Ciretran - Foto: Reprodução

Na sessão da Câmara Municipal de Arapiraca realizada na noite desta quarta-feira (10), os vereadores decidiram formar uma comissão para solicitar ao governador eleito
Renan Filho(PMDB) e ao vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) que os serviços da 5ª Ciretran de Arapiraca não sejam transferidos para o Arapiraca Garden Shopping.

O anúncio da mudança prevista para o mês de janeiro de 2015 já está causando muita discussão na cidade. A medida vai onerar ainda mais o bolso do usuário, pois além de pagar as taxas relativas aos serviços prestados pela 5ª Ciretran, terá também que pagar pelo estacionamento no shopping de Arapiraca.

O vereador Moisés Machado (PSD) afirmou que as instalações atuais da 5ª Ciretran, que funciona em um prédio na Av. Ceci Cunha, em Arapiraca, já não são adequadas  pela grande demanda de usuários do órgão.

Moisés Machado lembrou que em 2008 a Prefeitura de Arapiraca fez a doação de um terreno com 67.219 m² situado as margens da rodovia AL 220 , próximo ao shopping, para que fosse construída a sede própria da 5ª Ciretran.

“O projeto teve a aprovação da Câmara Municipal, mas até agora nenhum tijolo foi colocado” desabafou Moisés Machado.

O vereador Tarcizo Freire (PSD) afirmou que essa mudança repentina no final do governo é muito suspeita, pois a gratuidade do estacionamento no shopping é de apenas 20 minutos de permanência.
“Ninguém consegue resolver pendências na 5ª Ciretran em vinte minutos. O usuário passa no mínimo uma hora para ser atendido no órgão. Alguém pode estar tentando tirar vantagens financeira nessa mudança” alertou Tarcizo Freire.

Inviabilidade

Em entrevista a uma rádio local, o tenente Ribeiro, gerente da 5ª Ciretran de Arapiraca, informou que a previsão é de que em janeiro todos os serviços sejam transferidos para uma área no Arapiraca Garden Shopping, inclusive a pericia em veículos. O gerente informou que um estudo técnico no local constatou a inviabilidade de realizar perícias em veículos grandes.

“Após a realização desse estudo foi cogitada a possibilidade de alugar um outro local para os serviços de perícia, mas depois foi descartada essa medida, ”afirmou o gerente.

O tenente Ribeiro disse ainda que a área de atuação da 5ª Ciretran é muito ampla, diariamente são centenas de atendimentos realizados e que o espaço no shopping não tem estrutura adequada para receber essa demanda.

Assessoria 

O portal 7 segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação do Detran para saber quais os motivos da transferência dos serviços da 5ª Ciretran e porque o órgão não iniciou a construção da sede própria da 5ª Ciretran, já que o município fez a doação do terreno. A assessoria de comunicação enviou um email para a redação do 7 Segundos com  a seguinte explicação :

"Considerando que em várias buscas feitas pela região não foi encontrado nenhum outro imóvel que atenda satisfatoriamente as necessidades para o funcionamento da 5ª Ciretran, pois os imóveis encontrados são residenciais, gerando assim várias dificuldades como a adequação de espaços para o desempenho das atividades específicas do órgão, como também o espaço e ambiente adequado para o atendimento ao público; problemas de fornecimento de energia suficiente; espaço para vistoria no mesmo local e documentação que não atende às exigências legais de locação".

A nota diz ainda que após diversas tentativas e buscas foi analisada a possibilidade de viabilizar o funcionamento da mesma, no Arapiraca Garden Shopping, onde possibilita o bom funcionamento, possuindo fácil acesso à população com segurança, amplo estacionamento, infraestrutura e proximidade a rede bancária e de serviços públicos.