Novo prédio do Instituto de Geografia da Ufal é inaugurado
Na tarde da última quarta-feira (10), o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) inaugurou em cerimônia solene, no Campus A.C. Simões, em Maceió, as instalações de seu novo prédio, com sete salas de aula e nove laboratórios, que atenderão aos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia, já a partir do primeiro semestre do próximo ano.
O bloco que fica entre os blocos 6 e 7, que já eram utilizados pelo Instituto, une os dois prédios transformando o Igdema em uma única grande estrutura que já era esperada desde 2008, quando o primeiro projeto foi elaborado. As obras foram iniciadas em 2010, porém, no mesmo ano, a empresa responsável pela construção desistiu do processo e por razões burocráticas, para cancelamento e início de um novo processo licitatório, as obras foram retomadas em 2013 e finalizadas agora.
A solenidade, que transcorreu em clima de felicidade e realização, contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, da superintendente de infraestrutura, Nélia Callado e dos diretores do Igdema, José Vicente Ferreira e Silvana Quintella, além de vários pró-reitores, professores e técnicos da Unidade Acadêmica.
O professor José Vicente Ferreira, especialmente feliz, na véspera de seu aniversário, comemorou a entrega do novo prédio como um presente e falou sobre as perspectivas que a ampliação traz para o Instituto. "Este é um prédio que está nascendo atrasado, mas que representa a continuidade de um processo de crescimento e de ampliação de horizontes para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto para a graduação, quanto para a pós-graduação", disse.
Já para professora Silvana Quintella, o novo prédio é uma conquista importante, mas é apenas um primeiro passo para a estrutura que o Igdema precisa. "Estou muito feliz e emocionada. Esta é a minha casa e é muito bom vê-la crescendo, principalmente quando nós acabamos de receber cinco novos docentes e nossos alunos começam a retornar para a pós-graduação. Esse é um avanço muito importante para a geografia, mas vamos avançar mais, buscando a realização de mais um prédio, o que já consta no nosso PDU [Plano de Desenvolvimento Universitário], que é o que realmente precisamos", afirmou.
O reitor Eurico Lôbo falou que acompanhou de perto as obras deste prédio e registrou que a maior dificuldade são os entraves burocráticos. "Eu acompanhei de perto as lutas da antiga reitora, Ana Dayse Dórea, e sei de quantas frentes ela abriu para que hoje pudéssemos entregar tantas obras como esta aqui. Foram muitas dificuldades, desistências, cancelamento e reabertura de processos, mas conseguimos e o Igdema merece. Não posso também esquecer o papel fundamental da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura] e dizer que Universidade é isso mesmo: um processo de construção permanente", concluiu.
A cerimônia seguiu com o descerramento da placa e visita pelas instalações do prédio, que já está mobiliado e terá suas salas climatizadas até janeiro, para conhecimento das salas de aula e laboratórios que atenderão as áreas de hidroquímica, geomorfologia e solos, estudos do semiárido, sedimentologia, geografia econômica, geografia da população, estudos geográficos regionais e estudos geográficos do estado de Alagoas.
Últimas notícias

Indícios de transnacionalidade levam PF a apreender material de aeronave que caiu em Coruripe.

Valdemar admite ‘planejamento de golpe’, mas nega crime porque não foi efetivado

Discussão por cachorro pode ter motivado homicídio com chave de fenda em Arapiraca

Colisão entre carro e motocicleta deixa homem ferido em Arapiraca

Prefeitura de Palmeira identifica fraudes e reforça fiscalização no Programa Caminhos da Universidade

Prefeitura de Palmeira dos Índios dá início a nova edição do programa Estrada Boa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
