Política

Genro e sindicalista são preferidos de Célia Rocha para presidência da Câmara

Por Redação 16/12/2014 07h07
Genro e sindicalista são preferidos de Célia Rocha para presidência da Câmara

Pelo menos seis nomes estão postos para substituir Gilvânia Barros (PMDB), na presidência da Câmara de Vereadores de Arapiraca, eleição que está prevista para acontecer no próximo sábado (20). De acordo com que foi apurado pela reportagem do 7 Segundos, dos vereadores que pretendem dirigir a Casa Herbene Melo, Sérgio do Sindicato (PPS) é o nome preferido da prefeita Célia Rocha.

Moisés Machado (PSD), Roninho (Solidariedade), Dr. Fábio (PTB), líder do governo, e Professora Graça (PSD) também são pré-candidatos. Além de Sérgio do Sindicato, o nome de Márcio Marques (PSC), genro de Célia, também teria a preferência da gestora municipal.

Suplente, Josias Albuquerque (PSD), que assume a cadeira na noite desta terça-feira (16), quando Tarcizo Freire (PSD), eleito deputado estadual, renuncia ao cargo, em solenidade que vai ser realizada a partir das 19h30, retorna à Câmara já com a pretensão de voltar a  presidir a Casa. Josias foi vereador e presidente da Câmara na última legislatura.

Apesar de muitos nomes para dirigir a Câmara, é unanimidade entre os pré-candidatos com que a reportagem conversou, na manhã desta segunda-feira (15) que o apoio dado pelos 15 vereadores à prefeita Célia Rocha não deve sofrer abalo.

“Sou pré-candidato, ainda não fiquei sabendo sobre o nome do Márcio Marques como outra preferência da prefeita Célia Rocha, mas quero deixar claro que sou do grupo e o que for decidido pelos vereadores até o dia da eleição, eu aceitarei. Hoje, a prefeita tem os 15 vereadores ao seu lado e, independente de quem seja eleito, creio que não vai abalar a relação democrática que todos têm com ela”, disse Sérgio do Sindicato.

Experiente como vereador, Roninho (Solidariedade) disse que não vê problema em Célia Rocha indicar esse ou aquele vereador para dirigir a Casa de Herbene Melo, já que os votos são definidos pelos vereadores. Porém, Roninho crer que, a depender de como o processo seja conduzido, sequelas podem restar, mas sem grandes prejuízos.

“Não tenho exatamente me articulado. Hoje, sei que tenho meu voto e o restante será definido ao longo da semana, até o sábado, quando acontece a eleição. Estamos ao lado da prefeita, mas com independência, e acredito que a opção de Célia Rocha não fará muita diferença porque quem vota são os vereadores, é a Câmara. Eleição sempre pode deixar sequela, mas se ficar não será suficiente para criar uma divisão entre meus pares”, avaliou Roninho.

Líder do governo

Líder do governo na Câmara, o vereador Dr. Fábio (PTB) afirmou ter conhecimento dos nomes de Sérgio do Sindicato e Márcio Marques como preferidos de Célia Rocha, mas afirmou que está, desde a semana passada ausente por um problema de saúde da família, e que não tem participado das articulações em torno do nome para a presidência da Câmara de Vereadores.

Apesar disso, não descartou ser pré-candidato e disse que, da parte dele, não há problemas no fato de a prefeita ter como preferidos outros candidatos que não ele, que lidera o governo na Casa.

“Tudo tranquilo com os nomes do Márcio Marques e Sérgio do Sindicato. Sou pré-candidato, também porque todos os 15 vereadores têm o desejo de ser presidente da Câmara. Não há problema se for outro o apontado pela prefeita. Mais não posso dizer porque estou fora de Alagoas, cuidando de um problema de saúde de uma pessoa da minha família e não tenho participado de conversas sobre o assunto”, afirmou Dr. Fábio.

Já a Professora Graça, não confirmou o nome dela como pré-candidata, falou em silêncio na Casa sobre o assuntou, mas enveredou pela mesma linha de pensamento do Dr. Fábio.

“Pelo menos do meu ponto de vista, avalio que a eleição da Câmara está envolta em grande silêncio. Até agora não me falaram nada, não fui procurada pelo meus pares nem pela prefeita. Eu posso ser pré-candidata porque quem é vereador tem o desejo de dirigir a Casa, mas não me articulei para isso. Como a eleição é no sábado, creio que as próximas horas podem servir para que as conversas sejam feitas. Precisamos ver qual é a melhor Mesa Diretora para a Câmara e votar”, disse a Professora Graça.

A reportagem do 7segundos tentou contato com Moisés Machado e Márcio Marques, por telefone, mas não conseguiu falar com os dois também possíveis pré-candidatos à presidência da Câmara de Vereadores.