Crianças do Trate vão participar de prévia carnavalesca no shopping

Na próxima terça-feira (10), as crianças assistidas pelo Espaço Trate Autismo de Arapiraca irão participar, a partir das 14 horas, de uma prévia carnavalesca no Shopping Arapiraca Garden, em frente ao Centro Administrativo Municipal.
De acordo com a psicóloga Ana Paula Rios, o evento terá a presença das crianças com os pais, a equipe do Espaço Trate, além dos alunos da Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha.
Inaugurado no ano de 2011, o Espaço Trate é o primeiro espaço público do gênero no Brasil, destinado ao atendimento a famílias de crianças com necessidades especiais.
Em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Espaço Trate está localizado na Rua Abraão de Oliveira, no bairro Cavaco, e foi construído como prédio anexo do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).
O Espaço Trate possui modernas instalações, com salas climatizadas para promover atividades terapêuticas com equipamentos visuais, entre outros materiais destinados ao trabalho dos profissionais no atendimento diário das famílias e crianças com autismo.
O Espaço conta em quadro de usuários com aproximadamente 70 crianças, atendidas em dias alternados, e com 80 famílias para o grupo de pais, na preparação para o tratamento.
Principais sintomas
O autista tem dificuldades em trabalhar a comunicação, tanto a falada, quanto a visual; interação social inexistente – podendo haver em alguns casos raros -, e o comportamento.
A criança portadora do transtorno do espectro de autismo pode apresentar na maioria dos casos, atrasos na linguagem, dificuldades em brincar com outras crianças e no uso de sua imaginação, comportamento estereotipado (movimentos circulares com as mãos e de pêndulo com o corpo), inflexibilidade comportamental, e resistência as mudanças de rotina.
Segundo a diretora Ana Paula Rios, muitos desses comportamentos podem ser observados em bebês, aspectos como o pouco contato visual (hipo ou hipersensibilidade), excesso de choro ou até mesmo introspectiva, não responder aos estímulos externo e dificuldades na amamentação.
Formas de tratamento
Inicialmente a família deve buscar o reconhecimento das crianças como autistas, aderindo a elas uma nova ideologia de vida para os seus potenciais.
O Trate tem como ação básica a sensibilização dos pais no trabalho psicoeducativo, incluindo a família em grupos dinâmicos semanais, aderindo-os como colaboradores.
As orientadoras do Centro de Arapiraca realizam diariamente em seus usuários a integração sensorial, com treinos de Atividades de Vidas Diárias (AVD), tratamento de fonoterapia, terapias ocupacionais, fisioterapia funcional, e psicoterapia com métodos comportamentais.
Últimas notícias

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos

Corpo de Bombeiros inicia negociação com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros

Gerente demitido após crítica de padre Fábio de Melo: 'País te massacrando'

Caso Rhavy Abraão: padrasto suspeito de matar criança tem passagem pela polícia

Projeto de Cibele Moura que cria programa de moradia a mulheres de baixa renda é aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
