Processo que pode incrimar Teo Vilela desaparece do Tribunal de Contas
O Ministério Público de Contas informou, nesta segunda-feira (9), que constatou o desaparecimento de um processo que tramita no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apurar supostas irregularidades praticadas durante a gestão do ex-governador Teotonio Vilela (PSDB). Na denúncia, Vilela é acusado de executar obras de recuperação asfáltica de maneira irregular às vésperas da eleição de 2010.
De acordo com o procurador de Contas Rafael Alcântara, autor da denúncia, o extravio do processo é considerado fato gravíssimo. Alcântara destaca que, nos autos, estavam inclusos laudos técnicos que comprovavam irregularidades denunciadas pelo PDT durante a campanha eleitoral que reelegeu Vilela.
O procurador de Contas lembra que, caso seja identificado o responsável pelo extravio do documento, deverá haver punição exemplar. Um ofício deverá ser encaminhado para o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, assim como para a relatora do processo, Rosa Albuquerque, dando ciência do fato e solicitando que se apure "possível ilícito administrativo, civil e penal".
"Esse fato configura não só infração administrativa-disciplinar, mas principalmente a prática de crime e improbidade administrativa envolvendo servidor e autoridade do Tribunal de Contas de Alagoas", explica em texto publicado no site do Ministério Público de Contas, acrescentando que este não seria o primeiro processo perdido dentro do TCE antes de ter o mérito julgado.
DENÚNCIA
O PDT denunciou supostas irregularidades com abuso de poder praticadas pelo ex-governador Teotonio Vilela na contratação e na execução de obras de asfaltamento e recuperação asfáltica promovidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em período eleitoral.
Antes do sumiço do processo original, órgãos técnicos do TCE haviam realizado duas auditorias e em ambos os trabalhos foram constatado que não foram seguidos os cronogramas físico e financeiros das obras rodoviárias.
RESPOSTA DO TRIBUNAL DE CONTAS
A assessoria de comunicação do TCE informou que deve se pronunciar sobre o caso ainda nesta segunda-feira. A reportagem tenta contato com o ex-presidente da Corte, Cícero Amélio.
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
