Processo que pode incrimar Teo Vilela desaparece do Tribunal de Contas
O Ministério Público de Contas informou, nesta segunda-feira (9), que constatou o desaparecimento de um processo que tramita no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apurar supostas irregularidades praticadas durante a gestão do ex-governador Teotonio Vilela (PSDB). Na denúncia, Vilela é acusado de executar obras de recuperação asfáltica de maneira irregular às vésperas da eleição de 2010.
De acordo com o procurador de Contas Rafael Alcântara, autor da denúncia, o extravio do processo é considerado fato gravíssimo. Alcântara destaca que, nos autos, estavam inclusos laudos técnicos que comprovavam irregularidades denunciadas pelo PDT durante a campanha eleitoral que reelegeu Vilela.
O procurador de Contas lembra que, caso seja identificado o responsável pelo extravio do documento, deverá haver punição exemplar. Um ofício deverá ser encaminhado para o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, assim como para a relatora do processo, Rosa Albuquerque, dando ciência do fato e solicitando que se apure "possível ilícito administrativo, civil e penal".
"Esse fato configura não só infração administrativa-disciplinar, mas principalmente a prática de crime e improbidade administrativa envolvendo servidor e autoridade do Tribunal de Contas de Alagoas", explica em texto publicado no site do Ministério Público de Contas, acrescentando que este não seria o primeiro processo perdido dentro do TCE antes de ter o mérito julgado.
DENÚNCIA
O PDT denunciou supostas irregularidades com abuso de poder praticadas pelo ex-governador Teotonio Vilela na contratação e na execução de obras de asfaltamento e recuperação asfáltica promovidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em período eleitoral.
Antes do sumiço do processo original, órgãos técnicos do TCE haviam realizado duas auditorias e em ambos os trabalhos foram constatado que não foram seguidos os cronogramas físico e financeiros das obras rodoviárias.
RESPOSTA DO TRIBUNAL DE CONTAS
A assessoria de comunicação do TCE informou que deve se pronunciar sobre o caso ainda nesta segunda-feira. A reportagem tenta contato com o ex-presidente da Corte, Cícero Amélio.
Últimas notícias
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Operação Rastreio em AL e mais dez estados mira revenda de celulares roubados
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Há mais de um ano, médica que matou ex-marido denunciava abusos contra a filha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
