Agreste

Após denúncias de irregularidades, profissionais sofrem perseguição em Limoeiro

Por Redação 11/02/2015 13h01
Após denúncias de irregularidades, profissionais sofrem perseguição em Limoeiro

Os enfermeiros e médicos concursados que trabalham nas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) em Limoeiro de Anadia estão sendo penalizados com atos adminstrativos praticados pela gestão municipal em represália as denúncias feitas ao Ministério da Saúde (MS) sobre os problemas que afetam os serviços de saúde do município.

Na tarde desta terça-feira(10) os profissionais foram surpreendidos com redução das gratificações . Os enfermeiros tiveram um corte no valor de R$1.200 enquanto os profissionais médicos perderam a gratificação de R$ 2.700.

Mas este não foi o único ato repressivo praticado pelos gestores da Secretaria Municipal de Saúde contra esse profissionais . Desde a formalização das denúncias em novembro do ano passado, os profissionais estão sofrendo outros tipos de punições por exigirem seus direitos e por defenderem um serviço de saúde com a mínima qualidade de atendimento para os pacientes.

De acordo com as informações levantadas pelo portal 7Segundos logo após as denúncias, todos os enfermeiros foram remanejados dos seus postos de trabalho. Enfermeiros e médicos que já trabalhavam há cinco, seis e até dez anos na mesma unidade de saúde foram transferidos para outras unidades mais distantes.

“ Na última sexta-feira (9) houve uma reunião rotineira de trabalho e fomos comunicados de ultima hora sobre as mudanças . A determinação era pra assumir de imediato os cargos sem outras unidades. Não pudemos nem nos despedir dos colegas de trabalho e nem  comunicar aos pacientes sobre essa mudança repentina", afirmou um servidor efetivo. 

Segundo os enfermeiros um dos princípios da política da Atenção Básica de Saúde é o vínculo com a comunidade com o objetivo de conhecer melhor seus problemas e suas reais necessidades e esse princípio não foi respeitado pela administração municipal.

O portal 7Segundos entrou em contato com a prefeitura de Limoeiro de Anadia para ouvir os gestores municipais sobre as denuncias feita pelos profissionais de saúde. Mas o  prefeito James Marlan por meio de sua assessoria informou que o município não vai se pronunciar até o resultado final da auditoria realizada pela equipe técnica do Ministério da Saúde.   

Com relação ao remanejamento dos profissionais a prefeitura informou que não houve intenção de perseguir ou prejudicar ninguém. O remanejamento é uma prática comum nos setores do serivço público. 

Entenda o caso 

Médicos e enfermeiros efetivos da Prefeitura Municipal de Limoeira de Anadia protocolaram denúncias no Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual(MPE) e Ministério da Saúde(MS), sobre várias irregularidades como falta de medicamento básico, condições insalubres de trabalho, apropriação indébita dos descontos da Previdência Social, atraso no pagamento dos salários, entre outras denúncias. 

Em posse das denúncias auditores do MS estiveram durante toda essa semana no município de Limoeiro de Anadia para apurar as denúncias