Alagoas

Corpo de Bombeiros inicia Operação Carnaval nesta sexta-feira

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 12/02/2015 16h04

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) inicia nesta sexta-feira (13) a Operação Carnaval em Alagoas e segue até a Quarta-feira de Cinzas com o balanço geral das ocorrências durante o período carnavalesco. O objetivo é garantir o aumento de ações preventivas bem como reduzir o número de ocorrências.

A Corporação já conta com o apoio de 30 militares da Força Nacional (FN), o que possibilitou a reativação de postos de salvamento no litoral Sul. Serão 351 bombeiros e integrantes da FN atuando na região metropolitana, além de 85 militares no apoio de logística.

Os postos de guarda-vidas estão funcionando diariamente, desde o último sábado (7), nas praias de Guaxuma, Gunga, Barra de São Miguel, Francês, Pontal, Pajuçara e Mirante da Sereia. As unidades, inclusive, dispõem de embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos.

O Corpo de Bombeiros ainda conta com rondas terrestres entre as praias de Jatiúca e Cruz das Almas e na Praia do Sobral, entre o Clube Motonáutica e o Clube da Assomal.

A Operação Carnaval está inserida na Operação Verão, desencadeada no final de dezembro de 2014 e com previsão de término para o final de março.

Redução de ocorrências
No interior do Estado, 366 bombeiros estarão envolvidos na operação que tem como metas o aumento de 30% no número de ações preventivas e a redução em 20% no número de ocorrências.

“Todas as unidades do interior estão empregadas durante o Carnaval”, assegura o comandante operacional do interior, coronel Marcílio Alves de Carvalho. Serão montados postos nos municípios de Maragogi, Japaratinga e Porto da Rua, no litoral norte.

Já no litoral sul, foram montados postos em Coruripe, Duas Barras e Pontal do Peba, assim como nas cidades de Traipu, Pão de Açúcar, Piranhas, no agreste e sertão.

Além disso, os quartéis das cidades de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Penedo e Palmeira dos Índios irão funcionar normalmente durante todo o carnaval, com os serviços de salvamento terrestre, salvamento em altura, combate a incêndio e resgate.