Reitor critica em rede social demora na aprovação do orçamento 2015

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) utilizou as redes sociais para declarar a sua insatisfação com a Assembleia Legislativa, que ainda não aprovou o orçamento para 2015 e o pagamento a empresa que realizou o vestibular ainda não foi paga por completo. De acordo com a nota a empresa só libera o resultado com o pagamento sendo feito em sua totalidade. Confira a nota:
Antes que maiores calúnias se propaguem, mesmo a nota pública da Universidade tenha ficado muito clara, me sinto na obrigação de fazer mais alguns esclarecimentos sobre o resultado do vestibular da Uneal:
1-Os técnicos da Uneal e da Empresa AOCP cumpriram todo percurso para fornecer o resultado ontem.
2-A Uneal como uma Instituição pública de AL depende de outros órgãos para que suas ações possam se desenvolver, neste caso a Assembleia e os atores sociais do planejamento e da fazenda do Estado.
3-Em função do fechamento do SIAFEM em dez/2014 e da reabertura na semana antes do carnaval para quitar os restos a pagar de 2014 e realizar somente os pagamentos de 2015 dentro do limite do percentual permitido pela lei em função, até agora, DA NÃO APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO DE 2015, PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. Eis o real motivo do problema que se apresentou ontem para nós e da nossa impossibilidade de resolvê-lo.
4-O problema, portanto, não é da UNEAL, nem da Empresa licitada, mas do Estado de Alagoas formado pelos atores reais escolhidos por nós. Neste episódio, fica muito clara pra mim uma cena comum do cotidiano brasileiro: Enquanto o problema não me afeta, está tudo bem. Mas quando o meu umbigo é tocado, aí eu começo a me movimentar.
5-E o que fazer? Todos estão a me perguntar. Propor mais um jeitinho brasileiro e desrespeitar a Lei para que a Sefaz permita a Uneal pagar, na íntegra, a AOCP ou aguardar que os nossos ilustres deputados estaduais aprovem o orçamento que há quase 60 dias de 2015 ainda não foi aprovado sabe Deus o porquê?
6-Fizemos vários contatos com a Empresa AOCP mostrando que a Uneal existe há 45 anos. Todas as nossas contas são pagas em dia e seria uma questão de tempo para realizar o pagamento dos serviços prestados, assim que as questões anteriormente postas fossem resolvidas. A Empresa foi categórica que só forneceria o resultado com 100% do pagamento e não somente com o percentual permitido pela Lei.
7-Da nossa parte, fica a sensação de que a nossa obrigação foi cumprida e a insatisfação com a passividade do ALAGOANO que insiste em permitir que a BARBÁRIE se perpetue, a passos largos, em nossa Terra tão bonita, sempre que por motivos alheios a nossa vontade, os nossos políticos não cumprem o seu papel. COMO EXPLICAR QUE UM ESTADO COMO O NOSSO, TÃO CARENTE DE TUDO, NÓS ACEITAMOS DEIXAR AS FINANÇAS PÚBLICAS PARADAS POR 60 DIAS, POR FALTA DE APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO, FICANDO TODOS OS GESTORES DE MÃOS ATADAS E NINGUÉM DIZ NADA???????????????
8-Por fim, quero dizer, ainda, que não atirei pedra na cruz pra trazer pra mim e pra Universidade que administro, com prazer, responsabilidades que não são nossas.
9-A partir de segunda cumprirei o meu papel na mídia denunciando essa situação, tornando a sociedade sabedora dos fatos e aguardando o desfecho da narrativa.
E TENHO DITO!
PROF. JAIRO JOSÉ CAMPOS DA COSTA
Reitor da Uneal
Últimas notícias

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió e solicita concurso público para a Polícia Penal

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
