Alagoas

Reitor critica em rede social demora na aprovação do orçamento 2015

Por 7 Segundos 21/02/2015 10h10
Reitor critica em rede social demora na aprovação do orçamento 2015
Jairo Campos, reitor da Uneal - Foto: Assessoria/Uneal

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) utilizou as redes sociais para declarar a sua insatisfação com a Assembleia Legislativa, que ainda não aprovou o orçamento para 2015 e o pagamento a empresa que realizou o vestibular ainda não foi paga por completo. De acordo com a nota a empresa só libera o resultado com o pagamento sendo feito em sua totalidade. Confira a nota:

Antes que maiores calúnias se propaguem, mesmo a nota pública da Universidade tenha ficado muito clara, me sinto na obrigação de fazer mais alguns esclarecimentos sobre o resultado do vestibular da Uneal:

1-Os técnicos da Uneal e da Empresa AOCP cumpriram todo percurso para fornecer o resultado ontem.

2-A Uneal como uma Instituição pública de AL depende de outros órgãos para que suas ações possam se desenvolver, neste caso a Assembleia e os atores sociais do planejamento e da fazenda do Estado.

3-Em função do fechamento do SIAFEM em dez/2014 e da reabertura na semana antes do carnaval para quitar os restos a pagar de 2014 e realizar somente os pagamentos de 2015 dentro do limite do percentual permitido pela lei em função, até agora, DA NÃO APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO DE 2015, PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. Eis o real motivo do problema que se apresentou ontem para nós e da nossa impossibilidade de resolvê-lo.

4-O problema, portanto, não é da UNEAL, nem da Empresa licitada, mas do Estado de Alagoas formado pelos atores reais escolhidos por nós. Neste episódio, fica muito clara pra mim uma cena comum do cotidiano brasileiro: Enquanto o problema não me afeta, está tudo bem. Mas quando o meu umbigo é tocado, aí eu começo a me movimentar.

5-E o que fazer? Todos estão a me perguntar. Propor mais um jeitinho brasileiro e desrespeitar a Lei para que a Sefaz permita a Uneal pagar, na íntegra, a AOCP ou aguardar que os nossos ilustres deputados estaduais aprovem o orçamento que há quase 60 dias de 2015 ainda não foi aprovado sabe Deus o porquê?

6-Fizemos vários contatos com a Empresa AOCP mostrando que a Uneal existe há 45 anos. Todas as nossas contas são pagas em dia e seria uma questão de tempo para realizar o pagamento dos serviços prestados, assim que as questões anteriormente postas fossem resolvidas. A Empresa foi categórica que só forneceria o resultado com 100% do pagamento e não somente com o percentual permitido pela Lei.

7-Da nossa parte, fica a sensação de que a nossa obrigação foi cumprida e a insatisfação com a passividade do ALAGOANO que insiste em permitir que a BARBÁRIE se perpetue, a passos largos, em nossa Terra tão bonita, sempre que por motivos alheios a nossa vontade, os nossos políticos não cumprem o seu papel. COMO EXPLICAR QUE UM ESTADO COMO O NOSSO, TÃO CARENTE DE TUDO, NÓS ACEITAMOS DEIXAR AS FINANÇAS PÚBLICAS PARADAS POR 60 DIAS, POR FALTA DE APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO, FICANDO TODOS OS GESTORES DE MÃOS ATADAS E NINGUÉM DIZ NADA???????????????

8-Por fim, quero dizer, ainda, que não atirei pedra na cruz pra trazer pra mim e pra Universidade que administro, com prazer, responsabilidades que não são nossas.

9-A partir de segunda cumprirei o meu papel na mídia denunciando essa situação, tornando a sociedade sabedora dos fatos e aguardando o desfecho da narrativa.

E TENHO DITO!

PROF. JAIRO JOSÉ CAMPOS DA COSTA

Reitor da Uneal