Arapiraca

Vereadores solicitam construção de passarelas na Av. José Alexandre

Por Redação com assessoria 25/02/2015 09h09
Vereadores solicitam construção de passarelas na Av. José Alexandre
- Foto: Claúdio Roberto


A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta terça-feira (24), sua sessão ordinária sob a presidência do vice-presidente Sérgio do Sindicato (PPS).

Durante a sessão o vereador Fábio lembrou dos inúmeros acidentes naquela rodovia e sugeriu que fossem construídas passarelas para evitar que tantas vidas sejam tiradas com acidentes graves.
Fábio disse que o fluxo de pessoas na AL-220 é muito intenso e é preciso que se faça algo de imediato para evitar que os acidentes continuem a acontecer, tirado tantas vidas.

Foi aprovado requerimento da professora Graça, solicitando as secretarias municipais de Educação e Gestão de Pessoas, para que seja feito um estudo jurídico administrativo, com o objetivo de fazer junção de matrículas dos professores da rede pública municipal para aqueles que tem duas ou mais matrículas e disponibilidade de horários, no município e no estado.

Em sua justificativa, a professora Graça disse que se houver mesmo o chamado cruzamento de folhas, os professores serão prejudicados, onde em sua grande maioria, tem 60 horas de aulas, portanto, estão assegurados em seus direitos.

Abandono da rede ferroviária 

Foi aprovado requerimento da vereadora Aurélia Fernandes, solicitado ao diretor da Rede Ferroviária Federal e a prefeita Célia Rocha, reformar e revitalizar a estação de trem que fica no bairro Cacimbas.

Segundo a vereadora, já que aquele logradouro está abandonado, deveria ser transformado em um Centro Cultural, Casa da Cultura ou mesmo em uma Arapiraquinha.

Aurélia Fernandes, concluiu lembrando que a Estação Ferroviária de Arapiraca, é um ponto histórico da cidade e não pode ser esquecido.
Também foram aprovados Votos de Pesar pelos falecimentos do servidor da Câmara Municipal de Arapiraca, Chico Lima, autoria de todos os vereadores, como também, do padre Aldo de Melo Brandão.

Também foi aprovado requerimento do vereador Fabiano Leão, solicitando ao governador Renan Filho, asfaltar os doze quilômetros de pista entre Pindorama e São Sebastião, acesso a Praia do Miai litoral sul de Alagoas.

Dengue 

O vereador Josias Albuquerque (PSD), disse que a sociedade vem esquecendo o problema da dengue, deixando de lado os cuidados com mosquito transmissor da doença, alertando que Arapiraca é o quarto município no estado de Alagoas em número de casos.

Ele disse que o problema da dengue, não é apenas o período de verão, mas também com a chegada das chuvas e que é preciso redobrar os cuidados e que é preciso ações mais enérgicas, evitado que haja uma epidemia na cidade.

FPM

Outro assunto abordado por Josias Albuquerque, foi com relação a uma declaração do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), , Marcelo Beltrão (PTB), segundo a qual, os valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), vem caindo, colocando em risco as Câmaras Municipais, com a queda do duodécimo.

Josias Albuquerque, o presidente da AMA está equivocado, porque houve até um aumento de 20% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios este mês de fevereiro.
Josias Albuquerque foi mais além, ao lembrar que os Poderes Executivo e Legislativo, são harmônicos e independes entre si, portanto, são os próprios vereadores que devem acompanhar este processo e não os prefeitos.