Saúde

Sobe para 18 o número de mortes confirmadas por dengue em Alagoas

Da semana passada para esta, foram notificados 23.733 casos suspeitos da doença

Por Jamerson Soares 19/09/2024 17h05 - Atualizado em 19/09/2024 17h05
Sobe para 18 o número de mortes confirmadas por dengue em Alagoas
Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela - Foto: Shinji Kasai

Dezoito mortes causadas por dengue foram confirmadas pela Secretaria do Estado de Saúde de Alagoas (Sesau/AL), nesta quinta-feira (19). Na semana passada, a Sesau registrou 16 casos de morte pela doença.

A informação também é de que da semana passada para esta foram notificados 23.733 casos suspeitos. Desses, 14.344 foram confirmados.

As mortes foram confirmadas nos municípios de Atalaia (1), Viçosa (1), Porto de Pedras (1), Rio Largo (1), Maceió (7), União dos Palmares (1), Murici (1), Craíbas (1), Teotônio Vilela (1), Arapiraca (1), Belo Monte (1) e Boca da Mata (1).

A Sesau também registrou outros 18 casos suspeitos de morte por dengue que estão em investigação. Entre os municípios em que os casos foram mais registrados estão Maceió e São José da Laje.

No mesmo período do ano passado foram notificados 6.034 casos suspeitos de dengue, dos quais 3.813 foram confirmados. Também foram registrados três óbitos confirmados nos municípios de Rio Largo (1),Campo Alegre (1) e Craíbas (1).

Sintomas

Segundo Ministério de Saúde, os principais sintomas da doença são febre alta, bolhas pelo corpo e dores musculares e nas articulações.
Em casos graves, há o risco de hemorragia intensa e choque hemorrágico, quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal, o que pode ser fatal.

A recomendação, caso a pessoa sinta alguns desses ou todos os sintomas, é de que vá até uma unidade de saúde mais próxima de casa e busque atendimento médico adequado.

Prevenções

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Confira algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana, em casa, na escola ou em outros locais:

  • Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
    Deixar as lixeiras bem tampadas.
    Colocar areia nos pratos de plantas.
    Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
    Limpar as calhas.
    Cobrir piscinas.
    Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
    Limpar a bandeja externa da geladeira.
    Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
    Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
    Cobrir bem a cisterna.
    Cobrir bem todos os reservatórios de água.