Justiça

Mutirão da Justiça viabiliza acordos em 91% das audiências de conciliação

Por Redação 18/03/2015 15h03
Mutirão da Justiça viabiliza acordos em 91% das audiências de conciliação
- Foto: Ascom TJAL

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (NJUS) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou 68 audiências no mutirão de conciliação da última sexta-feira (13), no Fórum da Capital. Foram homologados 62 acordos, o que significa um êxito de 91%.

A ação fez parte da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, idealizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e buscou soluções para conflitos familiares e processos que envolviam os direitos das mulheres.

O mutirão foi idealizado pelo desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, coordenador do NJUS e dos Centros de Conciliação do TJ/AL (CJUS). Dois magistrados, dois promotores, seis defensores públicos, dois conciliadores, psicólogos e estagiários viabilizaram os acordos durante às comemorações da Semana da Mulher.

Em Alagoas, a Semana da Justiça pela Paz em Casa promoveu 782 audiências e 420 sentenças em processos cujas mulheres resolveram denunciar seus agressores ao Judiciário estadual. Além das audiências, quatro acusados de crimes dolosos contra mulheres também foram condenados à prisão, em júris populares realizados nas comarcas de Maceió, Penedo e São Miguel dos Campos.