TJ determina obrigatoriedade de simuladores eletrônicos em autoescolas
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, suspendeu as liminares que desobrigavam autoescolas de adotarem simuladores eletrônicos para treinamento dos alunos. O pedido de suspensão foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).
A decisão está publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (19). Nos mandados de segurança que originaram as liminares, os centros de formação de condutores alegaram inviabilidade na implantação dos simuladores.
O Detran argumentou que, ao contrário do que foi afirmado pelas autoescolas, a medida conduz à economia do serviço, diante do alto preço do combustível na atual situação do país, assim como traz mais segurança aos condutores e terceiros.
O desembargador Washington Luiz considerou relevantes as alegações do Detran e ressaltou que os equipamentos tem sido adotados com êxito em outros Estados. “No que toca ao custo desprendido com tais implementos, há de se ponderar a economia que se fará com combustível, manutenção dos automóveis, prestação de um serviço mais célere e com larga margem de adaptação às necessidades dos alunos”, afirmou.
O presidente destacou ainda que há estatísticas revelando que os simuladores têm o poder de capacitar em 90% os aprendizes e proporcionam melhor desenvolvimento suas habilidades motoras e sensoriais, por permitir que os condutores enfrentem situações adversas que nas ruas envolveriam riscos reais.
Últimas notícias
Mulher perde casas, acumula R$ 50 mil em dívidas e separa do marido por vício em apostas online
Irã volta a fechar Estreito de Ormuz e ameaça 'derrotas amargas' aos EUA
Adolescente de 14 anos é apreendido suspeito de participação em homicídio na Ponta da Terra
Federalização de rodovias: obras da BR-424 devem ser concluídas em até três meses, diz Renan Filho
Motociclista fica em estado grave após acidente na Serra do Goiti, em Palmeira dos Índios
Homem é preso após agredir policiais e resistir à abordagem em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
