TJ determina obrigatoriedade de simuladores eletrônicos em autoescolas
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, suspendeu as liminares que desobrigavam autoescolas de adotarem simuladores eletrônicos para treinamento dos alunos. O pedido de suspensão foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).
A decisão está publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (19). Nos mandados de segurança que originaram as liminares, os centros de formação de condutores alegaram inviabilidade na implantação dos simuladores.
O Detran argumentou que, ao contrário do que foi afirmado pelas autoescolas, a medida conduz à economia do serviço, diante do alto preço do combustível na atual situação do país, assim como traz mais segurança aos condutores e terceiros.
O desembargador Washington Luiz considerou relevantes as alegações do Detran e ressaltou que os equipamentos tem sido adotados com êxito em outros Estados. “No que toca ao custo desprendido com tais implementos, há de se ponderar a economia que se fará com combustível, manutenção dos automóveis, prestação de um serviço mais célere e com larga margem de adaptação às necessidades dos alunos”, afirmou.
O presidente destacou ainda que há estatísticas revelando que os simuladores têm o poder de capacitar em 90% os aprendizes e proporcionam melhor desenvolvimento suas habilidades motoras e sensoriais, por permitir que os condutores enfrentem situações adversas que nas ruas envolveriam riscos reais.
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
