Alagoas

Empresas alagoanas vencem etapa nacional do Prêmio MPE Brasil

Por Redação com assessoria 26/03/2015 12h12
Empresas alagoanas vencem etapa nacional do Prêmio MPE Brasil
- Foto: assessoria

O ciclo 2014 da etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) volta a colocar Alagoas na lista dos vencedores. O evento de premiação foi realizado nessa quarta-feira (25), em Brasília, e premiou as empresas Análise Contábil, como vencedora da categoria Serviços, Apícola Fernão Velho, vencedora como Destaque Inovação, e Oikos Arquitetura e Decoração, como finalista na categoria Comércio. O MPE Brasil reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia.

Este ano, 95 mil empresas brasileiras se inscreveram no prêmio, mas 51 mil foram candidatas. De Alagoas, 1.761 participaram do processo de candidatura, mais de 30 foram visitadas por avaliadores voluntários e oito receberam o prêmio da etapa estadual, no ano passado. Alagoas e Rio Grande do Sul foram os únicos estados a ter cinco empresas finalistas na etapa nacional.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, as micro e pequenas empresas brasileiras merecem ser homenageadas pela competência no empreendedorismo e geração de emprego e renda superiores a empresas de maior porte.

"Precisamos, cada vez mais, de gestores e empresários como vocês, responsáveis pelo pequeno negócio. Nossos dados comprovam que três milhões e meio dos empregos gerados são provenientes da micro e da pequena empresa. Por um Brasil de gestão mais competitiva, parabenizo a todos os empresários que fazem a diferença no nosso país, pois vocês são maiores que qualquer crise da conjuntura", destacou Barreto.

No Prêmio MPE Brasil, as empresas concorrentes são avaliadas pela qualidade da administração e capacidade inovadora, por meio da utilização do questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ. Esse modelo, criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é exemplo no mundo inteiro.

Em um evento realizado em Cingapura, o superintendente da instituição, Jairo Martins, apresentou cases de sucesso aplicados no Brasil, bem como detalhes sobre as práticas de uma gestão de qualidade. "Indianos, australianos e americanos ficaram tão encantados com o nosso modelo que começaram a nos copiar. Então, nós, brasileiros, sabemos que essa ferramenta funciona, e a prova disso é esse prêmio, pois só ele é capaz de mudar e melhorar a linha de gestão de qualquer negócio", frisou Martins.

Vencedores do Ciclo 2014

Com mais de 46 colaboradores e 20 anos de mercado, a empresa Análise Contábil, do município de Arapiraca/AL, foi a vencedora do prêmio na categoria Serviços. "É com muito orgulho que nós, do interior de Alagoas, recebemos esse prêmio. Sem dúvida alguma, esse é o resultado de muitos anos de trabalho, dedicação e compromisso. Fico muito feliz em poder voltar para Arapiraca com o troféu nacional do MPE Brasil", disse, emocionada, a sócia diretora da empresa, Neuzete Silva.

Já a Apícola Fernão Velho, fundada em 1998 pelo engenheiro agrônomo Mário Calheiros de Lima, venceu a categoria Destaque Inovação do MPE Brasil. Esse negócio genuinamente alagoano possui um complexo de produção e comercialização de mel de abelhas e derivados. A empresa realiza todo o processo de produção, industrialização e comercialização de produtos, além de inovar na produção de derivados destinados à alta gastronomia, sendo o único no Brasil a lançar uma linha gourmet de vinhos e vinagres de mel.

Além disso, a fábrica localizada em Maceió, no bairro de Fernão Velho, é pioneira no estado a trabalhar com a transformação da própolis vermelha na fabricação de produtos farmacêuticos e em cosméticos. "Por muitos anos, ficamos trabalhando com a linha tradicional do mel, até que chegou o momento que decidimos inovar, encontrar o nosso diferencial no mercado. Foi quando surgiu a ideia de agregar ainda mais valor ao produto final do mel, renovando a sua cartela. Graças também a essas inovações que conquistamos uma Certificação Internacional", contou Mário Calheiros.

Os demais vencedores da etapa nacional do prêmio foram: categoria Agronegócio, Fazenda São Paulo (MG); Comércio, Loja Patys (RS); Educação, Colégio Vitória Régia (DF); Turismo, Território do Vinho (MS); Indústria, Lycos Equipamentos (RS); Tecnologia da Informação, Junsoft Sistemas de Informática (PR); Saúde, Laboratório São Luiz (MG); e Destaque de Responsabilidade Social, Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiras (BA).

Gestores do Prêmio Estadual

O reconhecimento e homenagem estenderam-se, ainda, aos gestores do Sebrae de vários estados da Federação e aos coordenadores dos programas estaduais da qualidade, que, em Alagoas, é o Movimento Alagoas Competitiva (MAC). Juntas, essas instituições trabalham anualmente na gestão do prêmio e nas devolutivas de cada empresa selecionada.

Nessa etapa do MPE Brasil, a analista da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT) Adriana Spenner e a coordenadora do MAC, Lêda Morgana Marques, receberam uma placa de reconhecimento aos gestores estaduais.

"Fico muito honrada em receber esse gratificante reconhecimento no meu segundo ciclo de gestora do MPE Brasil. Esse presente representa um trabalho que busca resultados reais e honestos junto às diversas empresas alagoanas. Agradeço ao Sebrae pela confiança depositada em meu trabalho, e a parceria com o MAC, que contribui para a realização desse prêmio", destacou Adriana Spenner.

Reconhecimento

Todo o trabalho de consultoria às empresas candidatas ao MPE Brasil, etapas estadual e nacional, é por meio de voluntariado. Por sua dedicação, compromisso e responsabilidade, a administradora e voluntária alagoana Clarissa Galdino conquistou o reconhecimento do MPE Brasil, e foi homenageada junto com mais dois voluntários de outros estados na cerimônia dessa quarta (25).
"É um privilégio muito grande poder estar entre os três destaques do país. O trabalho voluntário não é fácil, mas esse reconhecimento veio para me provar que as horas de dedicação a cada empresa valeram a pena. Agora, sinto-me ainda mais motivada e feliz com o meu trabalho", destacou Clarissa.
Como funciona o MPE Brasil

As empresas concorrentes que foram classificadas em 2014 seguiram as seguintes fases: inscrição e candidatura com autoavaliação pela empresa candidata; classificação das empresas a serem visitadas e comprovação documental; visita às empresas classificadas; seleção das finalistas pela Banca Técnica; e, finalmente, a decisão da banca de juízes. Todo esse processo de seleção é feito por avaliadores voluntários, que podem estar formados ou em fase de conclusão de curso superior.

Em Alagoas, a premiação é uma iniciativa do Movimento Alagoas Competitiva, em parceria com o Sebrae em Alagoas e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). O objetivo é destacar e reconhecer em nível estadual e nacional as boas práticas de gestão de negócios ligados às áreas de turismo, agronegócio, saúde, educação, indústria, comércio e serviços.

O Prêmio MPE Brasil existe em Alagoas desde 2004. As empresas vencedoras recebem os seguintes prêmios: troféu da premiação; certificado de reconhecimento; relatório de avaliação com os pontos fortes e oportunidades de melhoria; participação no evento de capacitação de mercado, no segmento de gestão empresarial, para um representante por empresa vencedora; e participação em missão técnica para um representante por empresa.