Defensoria emite nota técnica contra diminuição da maioridade penal

A Defensoria Pública do estado de Alagoas enviou, nesta segunda-feira (13) uma nota técnica, elaborada pelo Núcleo Especializado de Infância e Juventude, a todos os Deputados Federais e Senadores Alagoanos, manifestando-se contrariamente à Proposta de Emenda Constitucional 171/93, que visa à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
O texto foi assinado pelos defensores públicos Daniel Coelho Alcodorado Costa, Manuela Carvalho Menezes, Fábio Passos de Abreu, Andréa Carla Tonin, e enfatiza a inconstitucionalidade da PEC, baseado no art. 228 da Constituição da República Federativa do Brasil e em outros dispositivos legais.
De acordo com o documento, além da previsão expressa da imputabilidade penal, a partir dos 18 anos, constar na Constituição Federal, esse critério biológico passou a ser reconhecido como uma referência mundial depois do advento da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Brasil através do Decreto Legislativo 28/1990 e promulgada pelo Decreto 99.710/19904.
"Por esse motivo, o critério biológico da idade, uma vez incorporado a nossa Constituição, não pode ser alterado por Emenda Constitucional. Tendo o Brasil ratificado a Carta da ONU, deverá honrar com seus compromissos internacionais, respeitando-se os direitos humanos, sob pena de, não o fazendo, desrespeitar a confiança e a boa-fé dos demais Estados integrantes da ONU", diz parte do texto presente na nota técnica.
A nota foi emitida devido a aprovação da PEC por parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara de Deputados Federais, que aconteceu no último dia 31 de março. Antes de ser apreciada pelo plenário, a proposta será debatida por uma comissão especial.
Na ocasião, o líder do Partido dos Trabalhadores na bancada, Deputado Paulo Teixeira, defendeu a criação de uma subcomissão na CCJ para buscar alternativas diferentes para os menores infratores.
Últimas notícias

Nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão orienta sobre cuidados com antibióticos

TJAL abre inscrições para processo seletivo de estágio em Jornalismo

Polícia Militar prende foragido da Justiça paulista durante ação em Maceió

Advogado de serial killer some no meio do júri e interrompe depoimento de réu em Maceió

Palmeira: Transmissão e cobertura ao vivo do FIPI 2025 será a mais democrática da história

Casais penedenses dizem ‘sim’ às margens do Rio São Francisco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
