Defensoria emite nota técnica contra diminuição da maioridade penal
A Defensoria Pública do estado de Alagoas enviou, nesta segunda-feira (13) uma nota técnica, elaborada pelo Núcleo Especializado de Infância e Juventude, a todos os Deputados Federais e Senadores Alagoanos, manifestando-se contrariamente à Proposta de Emenda Constitucional 171/93, que visa à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
O texto foi assinado pelos defensores públicos Daniel Coelho Alcodorado Costa, Manuela Carvalho Menezes, Fábio Passos de Abreu, Andréa Carla Tonin, e enfatiza a inconstitucionalidade da PEC, baseado no art. 228 da Constituição da República Federativa do Brasil e em outros dispositivos legais.
De acordo com o documento, além da previsão expressa da imputabilidade penal, a partir dos 18 anos, constar na Constituição Federal, esse critério biológico passou a ser reconhecido como uma referência mundial depois do advento da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Brasil através do Decreto Legislativo 28/1990 e promulgada pelo Decreto 99.710/19904.
"Por esse motivo, o critério biológico da idade, uma vez incorporado a nossa Constituição, não pode ser alterado por Emenda Constitucional. Tendo o Brasil ratificado a Carta da ONU, deverá honrar com seus compromissos internacionais, respeitando-se os direitos humanos, sob pena de, não o fazendo, desrespeitar a confiança e a boa-fé dos demais Estados integrantes da ONU", diz parte do texto presente na nota técnica.
A nota foi emitida devido a aprovação da PEC por parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara de Deputados Federais, que aconteceu no último dia 31 de março. Antes de ser apreciada pelo plenário, a proposta será debatida por uma comissão especial.
Na ocasião, o líder do Partido dos Trabalhadores na bancada, Deputado Paulo Teixeira, defendeu a criação de uma subcomissão na CCJ para buscar alternativas diferentes para os menores infratores.
Últimas notícias
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
