Defensoria emite nota técnica contra diminuição da maioridade penal
A Defensoria Pública do estado de Alagoas enviou, nesta segunda-feira (13) uma nota técnica, elaborada pelo Núcleo Especializado de Infância e Juventude, a todos os Deputados Federais e Senadores Alagoanos, manifestando-se contrariamente à Proposta de Emenda Constitucional 171/93, que visa à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
O texto foi assinado pelos defensores públicos Daniel Coelho Alcodorado Costa, Manuela Carvalho Menezes, Fábio Passos de Abreu, Andréa Carla Tonin, e enfatiza a inconstitucionalidade da PEC, baseado no art. 228 da Constituição da República Federativa do Brasil e em outros dispositivos legais.
De acordo com o documento, além da previsão expressa da imputabilidade penal, a partir dos 18 anos, constar na Constituição Federal, esse critério biológico passou a ser reconhecido como uma referência mundial depois do advento da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Brasil através do Decreto Legislativo 28/1990 e promulgada pelo Decreto 99.710/19904.
"Por esse motivo, o critério biológico da idade, uma vez incorporado a nossa Constituição, não pode ser alterado por Emenda Constitucional. Tendo o Brasil ratificado a Carta da ONU, deverá honrar com seus compromissos internacionais, respeitando-se os direitos humanos, sob pena de, não o fazendo, desrespeitar a confiança e a boa-fé dos demais Estados integrantes da ONU", diz parte do texto presente na nota técnica.
A nota foi emitida devido a aprovação da PEC por parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara de Deputados Federais, que aconteceu no último dia 31 de março. Antes de ser apreciada pelo plenário, a proposta será debatida por uma comissão especial.
Na ocasião, o líder do Partido dos Trabalhadores na bancada, Deputado Paulo Teixeira, defendeu a criação de uma subcomissão na CCJ para buscar alternativas diferentes para os menores infratores.
Últimas notícias
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Polícia Civil intensifica buscas por jovem de 23 anos desaparecido em Pilar
Avanço ‘rápido’ de Flávio nas pesquisas contra Lula acende alerta no PT
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
