Hospital do Agreste recebe membros da Academia Alagoana de Medicina

Na manhã desta terça-feira (14), o Hospital do Coração do Agreste (HCA), anexo ao Centro Hospitalar Manoel André (Chama), recebeu a visita de cinco membros da Academia Alagoana de Medicina. O grupo fez uma visita informal e como forma de prestígio ao único hospital do interior do Estado de Alagoas credenciado pelo SUS a realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.
Na oportunidade, o grupo foi recepcionado pelo diretor geral de Cardiologia do HCA, o médico cardiologista Emmanuel Cavalcante Barreto, e pelo cirurgião Sérgio Francisco, que apresentaram toda a estrutura do hospital, a exemplo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recepção, centro cirúrgico, áreas de internação e de exames.
Eles também foram apresentados à Hemodinâmica do hospital, equipamento considerado um dos mais modernos do mundo, que oferece um diagnóstico com 100% de credibilidade e proporciona 70% a menos de radiação ao paciente. No Brasil são apenas três em funcionamento.
Habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde o final do ano passado, o serviço de cardiologia do Hospital do Coração do Agreste já realizou uma média de 20 cirurgias cardíacas complexas, 15 implantes de marca-passo e mais de 300 procedimentos de hemodinâmica, a exemplo de cateterismos e agioplastias, beneficiando diretamente mais de um milhão de pessoas das regiões Agreste e Sertão.
"Estou encantada com a estrutura que acabo de presenciar. Parabenizo à direção do Hospital do Coração do Agreste por estarem pensando e, principalmente, trabalhando sempre um passo adiante", frisou a presidente da Academia Alagoana de Medicina, a médica Gláucia Palmeira, que ainda esteve acompanhada dos demais membros: Fernando Pedrosa, Ednaldo Holanda, Aldo Casado e Abinadá Liro.
No HCA o grupo também conheceu uma nova estrutura, que já está pronta aguardando apenas a ampliação do serviço. Nesta ala do hospital já estão disponíveis 10 leitos de UTI humanizados, com paredes e piso com mantas antibacterianas, 5 salas de cirurgia e 60 leitos de enfermaria. Segundo o cirurgião cardíaco Sérgio Francisco, a ideia é transformar o local numa referência em infarto, uma vez que Alagoas é o único Estado do Brasil que não disponibiliza esse serviço.
"Já existem linhas de financiamento do SUS específicas para esse serviço. Aos cofres públicos, a saúde preventiva sai mais barata do que manter uma pessoa recebendo por invalidez durante anos ou décadas", alertou o médico.
Ao final da visita, o diretor de Cardiologia do HCA, Emmanuel Barreto, disse ter ficado satisfeito com a presença dos membros da Academia Alagoana de Medicina. "Foi uma honra tê-los recebido aqui, pois tratam-se de pessoas respeitadíssimas na área da medicina, que fizeram questão de conhecer os nossos serviços e darem suas bênçãos", finalizou Barreto.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
