Arapiraca

Alunos da rede estadual com deficiência auditiva assistem aulas sem tradutores

Por Redação 17/04/2015 13h01
Alunos da rede estadual  com deficiência auditiva  assistem aulas sem tradutores
- Foto: ilustração

Estudantes com deficiência auditiva estão assistindo aula sem tradutores de sinais. Parece absurdo mais é a realidade de muitos alunos da rede estadual de ensino. A falta de contratação de tradutores para interpretar a língua de sinais tem causado indignação de muitos pais e alunos. 

Maria Thayná, de 15 anos, é uma das alunas prejudicadas pela falta de tradutores na sala de ala. Ela cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Professora Isaura Antonia Isaura de Lisboa (Epial), em Arapriaca. Desde o dia 02 de fevereiro iniciaram as aulas na Epial , ou seja há dois meses e meio , a estudante não consegue entender o conteúdo repassado pelos professores.

A mãe de Thayná disse que quando a filha chega em casa depois do colégio começa a chorar e fica deprimida.

“É um absurdo deixar tanto tempo alunos em sala de aula sem tradutores. É uma falta de respeito”, afirmou.

A coordenador da 5ª Coordenadora Regional de Ensino (CRE) Willany Félix Barbosa informou que os contratos do monitores foram encerrados no início de janeiro e está que a Secretaria Estadual de Educação (SEE) publique edital para a seleção dos tradutores.

“ Já entrei em contato com a Superintendência de Gestão da SEE e nas próximas duas semanas o edital deve ser publicado”, afirmou a coordenadora.