Gestantes de alto risco recebem acolhimento humanizado em Arapiraca
A história da dona de casa Magali Vasconcelos e do seu pequeno Miguel poderia ter um final bem diferente, se não fosse o acolhimento recebido por mãe e filho no Espaço Nascer. A unidade existe como referência à gestante de alto risco e pediatria há um ano e quatro meses e funciona na cidade de Arapiraca.
Mantida graças a uma parceria entre governo federal, Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e Prefeitura de Arapiraca, a instituição já garantiu atendimento a mais de três mil gestantes. Desse universo, muitas já deram à luz e continuam recebendo acompanhamento.
Portadora de Lupus, doença autoimune que pode afetar principalmente a pele, articulações, rins, cérebro, assim como todos os demais órgãos, Magali foi diagnosticada com um quadro gestacional de alto risco. Para agravar ainda mais a situação, a paciente contraiu a Síndrome Fosfolipídea, que consiste numa infecção sanguínea que exige tratamento delicado.
Foi então que, após consulta numa unidade de saúde, Magali foi encaminhada ao Espaço Nascer, onde realizou todo o pré-natal e também o tratamento da infecção, que poderia custar a vida do pequeno Miguel. “Esse local foi a minha segunda casa e onde me senti segura, graças à força e ao incentivo recebido pelas profissionais, mesmo diante de todas as condições desfavoráveis”, frisou Magali.
Aplicações
Dos quatro meses até o parto, Magali teve que tomar uma injeção diária para combater a infecção, ou seja, uma média de 150 aplicações durante o período. Se o medicamento fosse adquirido numa farmácia comum, cada aplicação custaria em torno de R$ 90.
O Espaço Nascer é destinado às gestantes que apresentam possibilidades de complicações durante a gestação e portadoras de doenças crônicas, a exemplo da hipertensão, epilepsia e diabetes. Também se enquadram mulheres com idade inferior a 12 anos e acima dos 35, dependentes químicas ou que possuam anormalidades estruturais nos órgãos reprodutivos.
Além do acompanhamento pré-natal, as gestantes recebem serviços sociais e educacionais, a exemplo de palestras motivacionais e preparatórias, dinâmicas de grupo, contação de histórias, oficina de shantala, massagem indiana destinada aos cuidados dos bebês. No local ainda são feitos testes rápidos para HIV, Sífilis e coleta de colpocitologia oncótica.
O Espaço Nascer funciona no bairro Alto do Cruzeiro e conta com obstetras, pediatras, assistente social e enfermeira obstetra, que acompanham as gestantes e os bebês até o sexto mês de vida.
Últimas notícias
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Militares são convocados para evento com presença do presidente Lula em Maceió
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
