Arapiraca

Moradores de comunidades quilombolas denunciam negligências na saúde pública

Por Rogério Nascimento 13/05/2015 16h04
Moradores de comunidades quilombolas denunciam negligências na saúde pública
- Foto: Cortesia

Moradores de nove comunidades localizadas na região do Sítio Pau D'árco, zona rural de Arapiraca, procuraram uma rádio local na manhã desta quarta-feira (13) para denunciar que os povoados Cajarana, Narciso, Lagoa do Mato, Poço de Baixo, Sapucaia, Gruta "água, Taboquinha e Taquara, estão sofrendo com o descaso na saúde pública.

A professora, que também representa a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos, Laurinete Basílio, acompanhada de vários moradores, informou ao radialista Alves Correia que só há uma equipe, composta por um dentista, uma enfermeira e um médico, para atender todas as comunidades da região, que juntas totalizam cerca de 5672 moradores.

"É um absurdo ter que se deslocar das nossas comunidades até o único posto de saúde do Pau D'árco para agendar uma consulta. E o pior é que somos obrigados a sair às 3h da manhã para tentar pegar uma fixa. E quando conseguimos, só somos atendidos um mês depois, porque a demanda é muito grande", relatou Maria Cícera, uma moradora da região.

Segundo as denúncias, o único médico já não está suportando a demanda e devido a precariedade nas condições de trabalho, pode abandonar o posto.

As reivindicações serão levadas para a sessão desta quarta da Câmara de Vereadores de Arapiraca.