Secretário do Meio Ambiente garante recuperar nascentes em Mar Vermelho
A aproximação do Governo do Estado com a população alagoana está cada vez mais evidente. No último sábado (16), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos participou do Dia do Campo, evento realizado pela prefeitura de Mar Vermelho com temática voltada para quem vive especificamente da agricultura e pecuária. A participação do órgão, neste contexto, mostrou a importância da preservação da mata ciliar e do programa de recuperação de nascentes.
De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Ayres, a iniciativa do município de Mar Vermelho precisa ser replicada para as outras gestões. Ayres explicou que é condição do governo multiplicar boas ideias em benefício da população.
Ao comentar a participação da secretaria, o secretário ressaltou a entrega de mil mudas para ajudar na recuperação da mata ciliar. Alexandre Ayres acrescentou, ainda, a disponibilidade do programa do Estado que vai recuperar, até o final de 2016, todas as nascentes em Mar Vermelho.
“A presença do estado nos municípios é fundamental, porque estaremos implementando a política de educação ambiental para a preservação das nascentes, a exemplo do que vai acontecer em Mar Vermelho. É compromisso do Estado recuperar e mostrar às famílias a importância de manter as nascentes preservadas. Até o final do próximo ano, a Secretaria do Meio Ambiente terá recuperado todas as nascentes de Mar Vermelho", assegurou Alexandre Ayres, que representou o governador Renan Filho no evento.
O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, também representou o governador. Ao usar a palavra, o titular da pasta garantiu que o município de Mar Vermelho tem assegurada a parceria com o Governo do Estado. “Além das mil mudas, o estado também vai entregar aos moradores as sementes de feijão, milho e sorgo”, anunciou Vasconcelos.
Palestras
Por ser um evento voltado aos agricultores e produtores, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos contribuiu por meio da experiência dos técnicos da pasta, Fernando Veras e Adolfo Barbosa.
O tema abordado pelo educador ambiental da secretaria, Fernando Veras, foi relacionado à compostagem, que consiste em um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. Veras destacou, durante a palestra com os agricultores de Mar Vermelho, que a técnica é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura e umidade.
Já o técnico do programa de Recuperação de Nascentes da pasta, Adolfo Barbosa, ministrou palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo Estado. Somente este ano, sete nascentes foram recuperadas em Alagoas. Adolfo acrescentou em sua participação no evento que o órgão está atuando em um mapeamento para dar início aos estudos para recuperar as nascentes existentes no município.
O Dia de Campo contou, ainda, com as presenças do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, e do Sebrae/AL.
Últimas notícias
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
