Secretário do Meio Ambiente garante recuperar nascentes em Mar Vermelho
A aproximação do Governo do Estado com a população alagoana está cada vez mais evidente. No último sábado (16), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos participou do Dia do Campo, evento realizado pela prefeitura de Mar Vermelho com temática voltada para quem vive especificamente da agricultura e pecuária. A participação do órgão, neste contexto, mostrou a importância da preservação da mata ciliar e do programa de recuperação de nascentes.
De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Ayres, a iniciativa do município de Mar Vermelho precisa ser replicada para as outras gestões. Ayres explicou que é condição do governo multiplicar boas ideias em benefício da população.
Ao comentar a participação da secretaria, o secretário ressaltou a entrega de mil mudas para ajudar na recuperação da mata ciliar. Alexandre Ayres acrescentou, ainda, a disponibilidade do programa do Estado que vai recuperar, até o final de 2016, todas as nascentes em Mar Vermelho.
“A presença do estado nos municípios é fundamental, porque estaremos implementando a política de educação ambiental para a preservação das nascentes, a exemplo do que vai acontecer em Mar Vermelho. É compromisso do Estado recuperar e mostrar às famílias a importância de manter as nascentes preservadas. Até o final do próximo ano, a Secretaria do Meio Ambiente terá recuperado todas as nascentes de Mar Vermelho", assegurou Alexandre Ayres, que representou o governador Renan Filho no evento.
O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, também representou o governador. Ao usar a palavra, o titular da pasta garantiu que o município de Mar Vermelho tem assegurada a parceria com o Governo do Estado. “Além das mil mudas, o estado também vai entregar aos moradores as sementes de feijão, milho e sorgo”, anunciou Vasconcelos.
Palestras
Por ser um evento voltado aos agricultores e produtores, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos contribuiu por meio da experiência dos técnicos da pasta, Fernando Veras e Adolfo Barbosa.
O tema abordado pelo educador ambiental da secretaria, Fernando Veras, foi relacionado à compostagem, que consiste em um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. Veras destacou, durante a palestra com os agricultores de Mar Vermelho, que a técnica é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura e umidade.
Já o técnico do programa de Recuperação de Nascentes da pasta, Adolfo Barbosa, ministrou palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo Estado. Somente este ano, sete nascentes foram recuperadas em Alagoas. Adolfo acrescentou em sua participação no evento que o órgão está atuando em um mapeamento para dar início aos estudos para recuperar as nascentes existentes no município.
O Dia de Campo contou, ainda, com as presenças do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, e do Sebrae/AL.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
