Alagoas

Secretário do Meio Ambiente garante recuperar nascentes em Mar Vermelho

Por Redação com Agência Alagoas 17/05/2015 13h01
Secretário do Meio Ambiente garante recuperar nascentes em Mar Vermelho
Secretário Alexandre Ayres representou o governador no evento e disse que, até o final de 2016, o Estado deve recuperar todas as nascentes do município de Mar Vermelho - Foto: Abides de Oliveira

A aproximação do Governo do Estado com a população alagoana está cada vez mais evidente. No último sábado (16), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos participou do Dia do Campo, evento realizado pela prefeitura de Mar Vermelho com temática voltada para quem vive especificamente da agricultura e pecuária. A participação do órgão, neste contexto, mostrou a importância da preservação da mata ciliar e do programa de recuperação de nascentes.

De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Ayres, a iniciativa do município de Mar Vermelho precisa ser replicada para as outras gestões. Ayres explicou que é condição do governo multiplicar boas ideias em benefício da população.

Ao comentar a participação da secretaria, o secretário ressaltou a entrega de mil mudas para ajudar na recuperação da mata ciliar. Alexandre Ayres acrescentou, ainda, a disponibilidade do programa do Estado que vai recuperar, até o final de 2016, todas as nascentes em Mar Vermelho. 

“A presença do estado nos municípios é fundamental, porque estaremos implementando a política de educação ambiental para a preservação das nascentes, a exemplo do que vai acontecer em Mar Vermelho. É compromisso do Estado recuperar e mostrar às famílias a importância de manter as nascentes preservadas. Até o final do próximo ano, a Secretaria do Meio Ambiente terá recuperado todas as nascentes de Mar Vermelho", assegurou Alexandre Ayres, que representou o governador Renan Filho no evento.

O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, também representou o governador. Ao usar a palavra, o titular da pasta garantiu que o município de Mar Vermelho tem assegurada a parceria com o Governo do Estado. “Além das mil mudas, o estado também vai entregar aos moradores as sementes de feijão, milho e sorgo”, anunciou Vasconcelos.

Palestras

Por ser um evento voltado aos agricultores e produtores, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos contribuiu por meio da experiência dos técnicos da pasta, Fernando Veras e Adolfo Barbosa.

O tema abordado pelo educador ambiental da secretaria, Fernando Veras, foi relacionado à compostagem, que consiste em um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. Veras destacou, durante a palestra com os agricultores de Mar Vermelho, que a técnica é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura e umidade.

Já o técnico do programa de Recuperação de Nascentes da pasta, Adolfo Barbosa, ministrou palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo Estado. Somente este ano, sete nascentes foram recuperadas em Alagoas. Adolfo acrescentou em sua participação no evento que o órgão está atuando em um mapeamento para dar início aos estudos para recuperar as nascentes existentes no município.

O Dia de Campo contou, ainda, com as presenças do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, e do Sebrae/AL.