Possível greve de professores federais preocupa estudantes da Ufal
Durante uma reunião do Setor das Instituições Federais ligadas a Associação Nacional dos Docentes (Andes), realizada no último sábado (16), os professores decidiram deflagrar greve nacional a partir do próximo dia 28 de maio. A possível greve ainda não foi aprovada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), mas já preocupa os estudantes da instituição.
Alagoas, porém, não apresentou informações em Brasília sobre a greve, porque não houve assembleia local por falta de quórum. Como algumas universidades estão na mesma situação, o Setor das Universidades Federais decidiu que novas assembleias aconteçam em todos os estados.
“Até as instituições que já decidiram pela greve, inclusive a data da paralisação, devem se reunir novamente para formalizar o que foi acordado, acompanhando, desta forma, as demais que ainda não deliberaram sobre as atividades. Por enquanto, não temos data e estamos aguardando uma convocação da Adufal [Associação dos Docentes da Ufal]. Há esse indicativo para deliberarmos a greve, mas nenhuma formalização”, explicou o representantes da Andes em Alagoas, Thiago Zurck.
A pauta de reivindicações abrange estruturação da carreira (progressões com retribuições justas, aumento salarial linear de 27% e implantação do data-base) e melhores condições de trabalho, levando em conta a precariedade nos serviços e na estrutura física dos campi.
Com a deliberação do movimento grevista, 1.400 professores vão paralisar as atividades e cerca de 28,5 mil alunos ficarão fora da sala de aula.