Atraso de salários e lombadas eletrônicas motivam protestos
A manhã desta sexta-feira (22) foi de protestos em Maceió e região. Trabalhadores da usina Utinga Leão, em Rio Largo, paralisaram as atividades. Já e em Satuba cerca de 80 crianças e adolescentes bloquearam o km 268 da BR-316.
Os trabalhadores da Usina relataram que estão desde o mês de março sem receber salários e só voltam a trabalhar quando os mesmos forem pagos. Os manifestantes atearam fogo em dormentes antigos e fecharam a linha do trem que dá acesso à usina. Além disso, outros trabalhadores bloquearam também a rodovia BR-101, próximo ao trevo de Tibúrcio, em Rio Largo, mas a via foi liberada rapidamente.
Os funcionários ainda disseram que alguns trabalhadores já não têm mais como sustentar as famílias sem recursos financeiros. Os trabalhadores já tinham feito outros protestos e a empresa se comprometeu em efetuar os pagamentos, como não cumpriu a promessa, os funcionários fecharam a linha de trem para que ninguém tivesse acesso à usina.
Cerca de 800 trabalhadores estão sem receber os salários. Eles foram informados pela administração da Usina que o pagamento das dívidas trabalhistas está previsto para segunda-feira (25).
Mais protestos
Em Satuba, Região Metropolitana de Maceió, cerca de 80 crianças e adolescentes bloquearam o km 268 da BR-316. Elas reivindicavam a instalação de quebra-molas no local e a presença do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A Polícia Rodoviária Federal negociou uma reunião entre os moradores e representantes do DNIT para a próxima segunda-feira (25) .