Museu do Esporte Edvaldo Alves Santa Rosa mantém viva história do esporte alagoano
![Museu do Esporte Edvaldo Alves Santa Rosa mantém viva história do esporte alagoano](https://img.7segundos.com.br/T7ndJcg0P09xV3ONd3yCp1wJo28=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1435687640large-1.jpg)
Sentimento de dever cumprido por manter viva a história do esporte alagoano, brasileiro e também de fora. Essa é a avaliação que o jornalista, historiador e escritor Lauthenay Perdigão faz dos mais de 20 anos à frente do Museu do Esporte, que leva o nome do alagoano Edvaldo Alves Santa Rosa, o Dida. Revelado pelo CSA, o jogador de futebol brilhou vestindo a camisa do Flamengo na década de 50, quando conquistou tetracampeonato pelo time carioca, e foi campeão do mundo pela Seleção Brasileira, em 1958, na Suécia.
Do alto dos seus 80 anos de vida, Lauthenay Perdigão tem mais de meio século dedicado à história do esporte alagoano, sobretudo o futebol. O acervo do Museu do Esporte possui mais de 320 livros, 400 camisas, bolas de todas as modalidades, fotos e centenas de outros objetos – material que começou a ser arquivado quando Perdigão deu os primeiros passos no jornalismo esportivo, com 22 anos de idade.
Entre os inúmeros objetos do jornalista, que hoje integra a Superintendência de Inclusão Social da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, pelo menos dois deles chamam a atenção de quem visita o Museu do Esporte – a camisa que Pelé vestiu no jogo de inauguração do Rei Pelé, entre Santos e uma seleção alagoana, em 1970; e uma faixa do título de campeão do mundo de Edvaldo Alves Santa Rosa pela Seleção Brasileira, em 1958, na Suécia. Um busto de Dida e outro de Zagalo também compõem o cenário do Museu do Esporte.
“O Museu do Esporte é minha segunda casa e tudo o que tenho aqui considero como se fosse um filho. Um filho que já vai fazer 22 anos agora em agosto e que me dá muito orgulho. Por tudo isso, sei que minha missão foi cumprida. A história do futebol, do esporte alagoano e registros também de fora daqui foram preservados. Apesar das dificuldades ao longo dos anos, tenho o reconhecimento desse trabalho por muita gente que vem aqui”, declarou Perdigão.
O jornalista escreveu os livros Futebol Alagoano Através dos Tempos; No Mundo da Bola; Arquivos Implacáveis – História do Futebol Alagoano; e Memória Fotográfica do Futebol Alagoano.
Há personagens da história do esporte mundial que já visitaram o museu e conheceram o acervo, como o alagoano Mário Jorge Lobo Zagalo, o ex-jogador do Botafogo e Seleção Brasileira Nilton Santos, Orlando Peçanha, Carlos Alberto Torres, o capitão do Tricampeonato Mundial do Brasil em 70, e o atual técnico do Brasil, Dunga.
No Museu, entre os inúmeros objetos de valor histórico, também pode ser vista a camisa do craque Diego Armando Maradona, do uniforme que vestiu toda Seleção Argentina, no desembarque em Buenos Aires, após a conquista do Mundial em 1986. O uniforme de outras seleções, como México, também adornam o espaço.
Últimas notícias
Forte Farma inaugura primeiro serviço de drive thru de farmácia em Arapiraca
Fátima Santiago sobe o tom após embate de Teca Nelma e Leonardo Dias: ‘vai ser uma arena’
![Festa de Bom Jesus dos Navegantes atrai turistas para Piaçabuçu](https://img.7segundos.com.br/A6EGYzAbUSslWp8W8fdK3b_pwME=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-122540.jpeg)
Festa de Bom Jesus dos Navegantes atrai turistas para Piaçabuçu
![Sefaz efetua pagamento de mais de R$ 190 mil em créditos da Nota Fiscal Cidadã](https://img.7segundos.com.br/WnCOTL6nbPL5YgCu-7vDJzaK8cI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sefaz-al-efetua-pagamento-de-mais-de-190-mil-em-creditos-da-nfc.jpg)
Sefaz efetua pagamento de mais de R$ 190 mil em créditos da Nota Fiscal Cidadã
![Mulher assassinada em Maragogi comemorava aniversário da irmã](https://img.7segundos.com.br/TETeD1xxCFwVaoqGsnEGDr38Cwg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-160250.jpeg)
Mulher assassinada em Maragogi comemorava aniversário da irmã
![[Vídeo] Dono da Havan, Luciano Hang passa por procedimento no coração](https://img.7segundos.com.br/b8ElBOLzQiFv-qig_EfB86XpeCM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/43e129ab01321162a78c295a16b24fcc.avif)
[Vídeo] Dono da Havan, Luciano Hang passa por procedimento no coração
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)