Região Metropolitana do Agreste

Sem transporte, alunos da rede estadual prometem realizar manifestação em Traipu

Por 7Segundos 08/07/2015 07h07
Sem transporte, alunos da rede estadual prometem realizar manifestação em Traipu
Imagem do último protesto ocorrido em março deste ano - Foto: Arquivo 7Segundos

A cidade de Traipu dispõe apenas de uma unidade de ensino médio, pertencente a rede estadual de ensino. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Avelina do Carmo, que tem pelo menos 90% dos seus alunos oriundos da zona rural, mas que estão enfrentando problemas para assistir as aulas em razão da falta do transporte escolar.

De acordo com o líder estudantil Vagner Freitas, que manteve contato com o Portal 7 Segundos, os estudantes estão se mobilizando para fazer uma manifestação, que deverá acontecer na próxima terça-feira. O objetivo é chamar a atenção da Secretaria Estadual da Educação, para que o problema seja resolvido e os alunos voltem a ter o transporte assegurado.

Adesão

De acordo com a 5ª CRE, com sede em Arapiraca, a cidade de Traipu foi a única que não aderiu ao Programa de Gestão Integrada do Transporte Escolar (Geite), que representa uma parceria entre Estado e Município. Pelo programa de cooperação, o Estado repassa os recursos e fiscaliza a oferta do transporte, enquanto o município será responsável pela prestação do serviço.