Polo Agroalimentar de Arapiraca receberá recursos para iniciar funcionamento

A viabilização do funcionamento do Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca foi pauta de reunião, nesta quinta-feira (09), na sede do polo, localizada no povoado Bananeiras. O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Pablo Viana, conduziu o encontro com representantes das entidades parceiras.
Viana informou que o governador Renan Filho cobrou o início das atividades e garantiu que o governo investirá cerca de R$ 40 mil por mês no Polo. O governo visa incentivar uma cooperação entre os entes interessados, a fim de que a operacionalização seja viabilizada. “A proatividade de todos os parceiros é o que a gente reconhece e acredita que fará o polo funcionar”, disse Viana.
No encontro, ficou definido que os entes enviarão propostas até o próximo dia 30 de julho. Os projetos serão analisados pelo conselho do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (ICTAL) em agosto. Aqueles que forem aprovados poderão desenvolver as atividades, utilizando a estrutura do Polo, no povoado Bananeiras.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, esclareceu que a pesquisa será incentivada por meio da concessão de 12 bolsas para professores doutores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de recursos para o custeio dos trabalhos científicos. O gestor informou que a minuta do edital será enviada para apreciação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A reunião teve, ainda, a participação do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, de representantes da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados, do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas, União Nacional de Cooperativas da Agricultura e da Prefeitura de Palmeira dos Índios.
Universidade Estadual de Alagoas
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Cristiano Cesar Gomes da Silva, além dos professores Marcos Pontes de Moura e Laelson Lima dos Santos, também estiveram presentes na reunião.
O reitor Jairo Campos destacou a importância da Uneal no processo de instalação do Polo e lembrou que o terreno onde estão erguidas as instalações foi doado pela Prefeitura de Arapiraca à instituição. “Nosso sentimento é de que, de fato, o Polo Agroalimentar venha a funcionar porque há uma expectativa muito grande dos interessados”, afirmou.
Jairo Campos explicou que, com o início das atividades, há a possibilidade de aulas acadêmicas nos laboratórios que possuem equipamentos de ponta e espaço moderno, além da viabilização de aulas de pós-graduação em produção de alimentos.
“A concessão de bolsas de auxílio ao pesquisador e de iniciação científica, com o apoio da Fapeal, é outro benefício decorrente das atividades do polo”, declarou.
Últimas notícias

Briga termina em tentativa de homicídio em São Miguel dos Campos

Estudantes da Ufal em Arapiraca sonham com Hospital Universitário para fortalecer formação

Marido de vereadora é morto com cinco tiros na cabeça em Teotônio Vilela
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Adolescente de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
