Polo Agroalimentar de Arapiraca receberá recursos para iniciar funcionamento
A viabilização do funcionamento do Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca foi pauta de reunião, nesta quinta-feira (09), na sede do polo, localizada no povoado Bananeiras. O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Pablo Viana, conduziu o encontro com representantes das entidades parceiras.
Viana informou que o governador Renan Filho cobrou o início das atividades e garantiu que o governo investirá cerca de R$ 40 mil por mês no Polo. O governo visa incentivar uma cooperação entre os entes interessados, a fim de que a operacionalização seja viabilizada. “A proatividade de todos os parceiros é o que a gente reconhece e acredita que fará o polo funcionar”, disse Viana.
No encontro, ficou definido que os entes enviarão propostas até o próximo dia 30 de julho. Os projetos serão analisados pelo conselho do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (ICTAL) em agosto. Aqueles que forem aprovados poderão desenvolver as atividades, utilizando a estrutura do Polo, no povoado Bananeiras.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, esclareceu que a pesquisa será incentivada por meio da concessão de 12 bolsas para professores doutores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de recursos para o custeio dos trabalhos científicos. O gestor informou que a minuta do edital será enviada para apreciação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A reunião teve, ainda, a participação do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, de representantes da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados, do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas, União Nacional de Cooperativas da Agricultura e da Prefeitura de Palmeira dos Índios.
Universidade Estadual de Alagoas
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Cristiano Cesar Gomes da Silva, além dos professores Marcos Pontes de Moura e Laelson Lima dos Santos, também estiveram presentes na reunião.
O reitor Jairo Campos destacou a importância da Uneal no processo de instalação do Polo e lembrou que o terreno onde estão erguidas as instalações foi doado pela Prefeitura de Arapiraca à instituição. “Nosso sentimento é de que, de fato, o Polo Agroalimentar venha a funcionar porque há uma expectativa muito grande dos interessados”, afirmou.
Jairo Campos explicou que, com o início das atividades, há a possibilidade de aulas acadêmicas nos laboratórios que possuem equipamentos de ponta e espaço moderno, além da viabilização de aulas de pós-graduação em produção de alimentos.
“A concessão de bolsas de auxílio ao pesquisador e de iniciação científica, com o apoio da Fapeal, é outro benefício decorrente das atividades do polo”, declarou.