Capital

Semptur busca apoio do BID para requalificar orla lagunar

Por Redação com assessoria 14/07/2015 21h09
Semptur busca apoio do BID para requalificar orla lagunar
- Foto: Secretário Jair Galvão e a secretária-adjunta Jannyne Barbpsa (ao fundo) com técnicos do BID (Foto: Ascom / Semptur)

O titular da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur), Jair Galvão, participou na última semana, em Brasília, de uma reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para articular parceria para o Programa de Requalificação Urbanística da orla lagunar de Maceió. Além de intervenções de infraestrutura, a proposta é captar recursos para o desenvolvimento, promoção e apoio à comercialização de novos produtos turísticos, assim como estratégias de inclusão produtiva.

Uma dos projetos específicos que está sendo estudado é a construção de uma depuradora de mariscos para incremento da qualidade dos frutos da Lagoa do Mundaú, propiciando, assim, o fortalecimento da cadeia produtiva ligada à atividade pesqueira. Durante o encontro, Jair Galvão ressaltou a necessidade de diversificação da oferta turística de Maceió. Para isso, um dos focos da Semptur é estimular o turismo nas comunidades tradicionais, valorizando a cultura local e promovendo a geração e distribuição de renda entre trabalhadores, a exemplo dos pescadores, artesãos, guias turísticos, quituteiras, entre outros.

“A ideia é que o turista possa vivenciar de forma autêntica o cotidiano da cidade por meio de experiências que aliem o nosso potencial natural e cultural. O essencial, porém, é que essa atividade gere alternativas econômicas nas respectivas comunidades”, ressaltou o secretário, acrescentando que o plano é investir inicialmente na qualificação do Pontal da Barra e do Jaraguá com estruturação do Centro Pesqueiro.

Para viabilização destas iniciativas, a Semptur irá contar com o apoio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que irá elaborar um projeto para alocação de recursos complementares aos projetos já em desenvolvimento pela Prefeitura de Maceió. Durante a reunião, ficou agendada uma reunião entre os especialistas do BID, do IABS e o prefeito Rui Palmeira, em Maceió, no dia 27 de julho.

Participaram do encontro, além do Secretário Jair, a secretária-adjunta Jannyne Barbosa, o consultor líder do BID para o programa para Maceió, Aderbal Curvelo, a especialista setorial do BID/FUMIN, Luciana Botafogo, e o presidente do IABS, Tadeu Assad.