Arapiraca

Governo convoca parceiros para apresentar projetos para o Polo Agroalimentar

Por Redação 16/07/2015 10h10
Governo convoca parceiros para apresentar projetos para o Polo Agroalimentar
- Foto: Josival Menezes/ 7 Segundos

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) convida empresas, cooperativas, associações, instituições de ensino e pesquisa, profissionais e pesquisadores a apresentarem propostas de projetos para utilização dos espaços no Polo Agroalimentar de Arapiraca, o qual integra o Parque Tecnológico de Alagoas.

Os interessados em apresentarem propostas devem solicitar modelo de plano de trabalho através do email [email protected] .

O candidato pode  tirar  dúvidas com a assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti) por meio do telefone 82-33151577.

Todas as propostas devem ser protocoladas e entregues pessoalmente na sede da Secti, na Rua Sá e Albuquerque, 384/390 – Jaraguá, no horário das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira, em duas vias, até o dia 7 de agosto, às 14h. O modelo de plano de trabalho vai estar disponível a partir dia 20 de julho.
 

Polo Agroalimentar 

O Polo Agroalimentar de Arapiraca, localizado no Sítio Piauí, Povoado Bananeira, próximo a AL 102, é composto por uma miniusina de beneficiamento de mandioca para a produção de álcool, sala com estrutura para biblioteca, laboratórios de pesquisa e sala de informática.

O local ainda dispõe de auditório, salas de aula, refeitório e salas de treinamento. Existe também um alojamento para abrigar pesquisadores e estudantes, além de espaço para suporte na área de administração.

O polo é apropriado para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos os quais possam melhorar a qualidade da produção dos Arranjos Produtivos Locais - APLs - da mandioca que envolvem 14 municípios do Agreste alagoano, com cerca de 600 casas de farinha responsáveis pelo processamento da produção de mais de 27 mil produtores rurais.

A região também é produtora de frutas e hortaliças. Todos esses segmentos econômicos poderão se beneficiar com os serviços e parcerias do Polo Agroalimentar de Arapiraca.

A exemplo da Cooper Agro (Cooperativa Agropecuária de Alagoas), a Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária) e a Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Alagoas), já manifestaram o interesse de usar o espaço do Polo Agroalimentar. Eles ofereceram propostas, todavia outras entidades podem fazer o mesmo e apresentarem outras propostas.

Conforme explica o diretor-presidente da Cooper Agro, Eloísio Barbosa Lopes Júnior, a entidade está elaborando uma proposta para utilizar a miniusina de beneficiamento da mandioca na produção de álcool neutro para fins alimentícios, perfumaria e medicamentos.

“Sabemos da importância do Polo Agroalimentar de Arapiraca para o desenvolvimento econômico da região Agreste de Alagoas. Por isso, a Cooper Agro quer contribuir com o funcionamento do Polo e vai apresentar uma proposta para a produção de álcool a partir da mandioca.

“A gente, enquanto integrante da cadeia produtiva da mandioca, sabe que é muito importante aproveitar o potencial do Polo Agroalimentar porque estamos nesse projeto desde o início e agora é a hora de operacionalizar em benefício das cooperativas e associações que movem a economia da nossa região”, salientou o diretor-presidente da Cooper Agro.

Já a Unicafes e a Fetag declararam, segundo Eloísio Lopes, interesse em aproveitar o auditório e demais espaços do Polo Agroalimentar para promover cursos de capacitação destinados aos agricultores familiares.

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti) por meio do telefone 82-33151577.


Todas as propostas devem ser protocoladas e entregues pessoalmente na sede da Secti, na Rua Sá e Albuquerque, 384/390 – Jaraguá, no horário das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira, em duas vias, até o dia 7 de agosto, às 14h. O modelo de plano de trabalho vai estar disponível a partir dia 20 de julho.