Governo convoca parceiros para apresentar projetos para o Polo Agroalimentar

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) convida empresas, cooperativas, associações, instituições de ensino e pesquisa, profissionais e pesquisadores a apresentarem propostas de projetos para utilização dos espaços no Polo Agroalimentar de Arapiraca, o qual integra o Parque Tecnológico de Alagoas.
Os interessados em apresentarem propostas devem solicitar modelo de plano de trabalho através do email [email protected] .
O candidato pode tirar dúvidas com a assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti) por meio do telefone 82-33151577.
Todas as propostas devem ser protocoladas e entregues pessoalmente na sede da Secti, na Rua Sá e Albuquerque, 384/390 – Jaraguá, no horário das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira, em duas vias, até o dia 7 de agosto, às 14h. O modelo de plano de trabalho vai estar disponível a partir dia 20 de julho.
Polo Agroalimentar
O Polo Agroalimentar de Arapiraca, localizado no Sítio Piauí, Povoado Bananeira, próximo a AL 102, é composto por uma miniusina de beneficiamento de mandioca para a produção de álcool, sala com estrutura para biblioteca, laboratórios de pesquisa e sala de informática.
O local ainda dispõe de auditório, salas de aula, refeitório e salas de treinamento. Existe também um alojamento para abrigar pesquisadores e estudantes, além de espaço para suporte na área de administração.
O polo é apropriado para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos os quais possam melhorar a qualidade da produção dos Arranjos Produtivos Locais - APLs - da mandioca que envolvem 14 municípios do Agreste alagoano, com cerca de 600 casas de farinha responsáveis pelo processamento da produção de mais de 27 mil produtores rurais.
A região também é produtora de frutas e hortaliças. Todos esses segmentos econômicos poderão se beneficiar com os serviços e parcerias do Polo Agroalimentar de Arapiraca.
A exemplo da Cooper Agro (Cooperativa Agropecuária de Alagoas), a Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária) e a Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Alagoas), já manifestaram o interesse de usar o espaço do Polo Agroalimentar. Eles ofereceram propostas, todavia outras entidades podem fazer o mesmo e apresentarem outras propostas.
Conforme explica o diretor-presidente da Cooper Agro, Eloísio Barbosa Lopes Júnior, a entidade está elaborando uma proposta para utilizar a miniusina de beneficiamento da mandioca na produção de álcool neutro para fins alimentícios, perfumaria e medicamentos.
“Sabemos da importância do Polo Agroalimentar de Arapiraca para o desenvolvimento econômico da região Agreste de Alagoas. Por isso, a Cooper Agro quer contribuir com o funcionamento do Polo e vai apresentar uma proposta para a produção de álcool a partir da mandioca.
“A gente, enquanto integrante da cadeia produtiva da mandioca, sabe que é muito importante aproveitar o potencial do Polo Agroalimentar porque estamos nesse projeto desde o início e agora é a hora de operacionalizar em benefício das cooperativas e associações que movem a economia da nossa região”, salientou o diretor-presidente da Cooper Agro.
Já a Unicafes e a Fetag declararam, segundo Eloísio Lopes, interesse em aproveitar o auditório e demais espaços do Polo Agroalimentar para promover cursos de capacitação destinados aos agricultores familiares.
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti) por meio do telefone 82-33151577.
Todas as propostas devem ser protocoladas e entregues pessoalmente na sede da Secti, na Rua Sá e Albuquerque, 384/390 – Jaraguá, no horário das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira, em duas vias, até o dia 7 de agosto, às 14h. O modelo de plano de trabalho vai estar disponível a partir dia 20 de julho.
Últimas notícias

Briga termina em tentativa de homicídio em São Miguel dos Campos

Estudantes da Ufal em Arapiraca sonham com Hospital Universitário para fortalecer formação

Marido de vereadora é morto com cinco tiros na cabeça em Teotônio Vilela
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Adolescente de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
