Único carteiro de Taquarana tira férias e entrega de correspondências fica prejudicada
Moradores do município de Taquarana, Agreste de Alagoas, denunciam que o serviço de entrega no único Posto dos Correios da cidade, está prejudicado desde que o funcionário do posto se afastou para tirar férias.
Segundos as denúncias o Posto de Atendimento localizado no Centro de Taquarana funcionava todos os dias. Mas agora a população só pode pegar as correspondências duas vezes por semana. Isso porque um funcionário que trabalha em Coité do Noia, vem realizar o atendimento em Taquarana. Ou seja, nesses dois dias em que esse funcionário substituto está em Taquarana, a entrega das correspondência em Coité do Noia, também fica prejudicada.
“ As vezes precisamos de um documento urgente e temos que esperar o dia em que o funcionário vem pra cidade”, desabafou um morador.
Essa é apenas uma das situações que revela a carência de profissionais no estado . De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Alagoas as cidades crescem, a população aumenta e a demanda de serviços também . Mas o número de funcionários dos Correios não corresponde na mesma proporção. Então há sobrecarga de serviços e atraso nas entregas. Segundo o sindicato, para melhorar o serviço dos Correios em Alagoas seriam necessários pelo menos mais 100 carteiros.
O diretor do Sindicato dos Correios em Alagoas, James Magalhães, além do aumento da população outro fator que acarreta redução desse tipo de profissional nas ruas e nos postos dos Correios dos municípios alagoanos é o afastamento de muitos carteiros, justamente por problemas de saúde decorrentes da sobrecarga de trabalho.
"É um absurdo a falta de funcionários que existe em várias cidades do interior.
Enquanto isso, a empresa está fazendo mais um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e não há previsão de repor as vagas dos profissionais estão saindo dos Correios", revelou Magalhães.
Concurso Público
O último concurso público realizado pelos Correios foi em 2011, mas ainda está em vigência devido a uma ação do Ministério Público do Trabalho em Brasília. Na ação, a justiça determinou que os Correios realizassem um estudo para identificar quantos funcionários terceirizados há na empresa para os cargos de carteiro, atendente, operador de triagem e transbordo.
A empresa terá que convocar os aprovados no concursos para substituir esses terceirizados. Até o final do ano a empresa precisa finalizar esses números e apresentar a justiça.
A Assessoria de Comunicação dos Correios/AL informou que as duas agências, em Taquarana e Coité do Noia, estão atendendo normalmente, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Portanto, a população poderá pagar suas contas, postar suas encomendas, abrir conta corrente e solicitar empréstimos normalmente.
O que ocorre, segundo o órgão, é uma distribuição domiciliária diferenciada, no período das férias do carteiro de Taquarana. Neste período, a cidade de Taquarana receberá o apoio de carteiros de outras cidades, inclusive de Coité do Noia.