Dois pinguins foram encontrados encalhados no litoral de Maragogi
Dois pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) encalharam na costa Norte de Alagoas, um na Barra de Santo Antônio e outro na praia de Peroba, em Maragogi. As ocorrências foram registradas na terça-feira (28).
O animal que encalhou em Maragogi já estava morto. Ele foi encontrado pelo empresário Luiz Cláudio Gonçalves, o “Lula”, dono de uma pousada no distrito de Peroba. “Não tive outra opção a não ser enterrar o bichinho, que já estava começando a cheirar mal”, lamentou Lula.
Em Barra de Santo Antônio, o animal encalhou vivo, bastante debilitado, e foi entregue por populares ao analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Iran Normande.
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foi acionado e fez o recolhimento do pinguim, levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió.
O animal foi medicado e alimentado. Após o período de reabilitação, ele deve ser reintroduzido à natureza no litoral do Rio Grande do Sul. Segundo Normande, esses pinguins são originários da região da Patagônia (Argentina e Chile) e chegam ao litoral nordestino carregados por correntes oceânicas. Entre 2005 e 2006, quinze indivíduos encalharam na costa alagoana.
“São geralmente indivíduos jovens, que encalham na costa bastante debilitados”, disse o analista ambiental. O Ibama recomenda ligar para o BPA em caso de encalhe de pinguim na costa alagoana, através do número: 82 3315-4325. O BPA fará o resgate e o encaminhará ao Cetas, na sede do Instituto em Maceió.
Últimas notícias
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro do Martins
Criança de 3 anos morre após colisão entre moto e ônibus escolar no Sertão de Alagoas
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
