Governo de Pernambuco não cobrará IPVA de cinquentinhas
Diferente do que acontece em Alagoas com relação ao emplacamento das cinquentinhas, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, divulgou em seu perfil nas redes sociais que os proprietários de ciclomotores, mais conhecidas como “Cinquentinhas”, serão isentos de pagar o IPVA.
De acordo com o governador, tendo em vista que se trata de um meio de transporte popular, o imposto não será cobrado para facilitar a vida dos condutores. Apenas serão exigidas as taxas de licenciamento e do seguro obrigatório, que garante indenização às vítimas em caso de acidente.
Em Pernambuco ano passado, 75% dos acidentes em vias públicas envolveram motociclistas, número não muito diferente de Arapiraca e Alagoas. O estado vizinho ainda oferece um programa de CNH popular para ajudar pessoas em condição de vulnerabilidade.
O 3º Batalhão de Polícia Militar já informou que a fiscalização acerca desses veículos iniciará no próximo dia 10 de agosto. O procedimento tem por base a Portaria Detran/AL n.º 1.134/2015, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 23 de julho de 2015 que, ao passo que padronizou a processualística do mecanismo de registro e emplacamento, determinou o emplacamento dos veículos em todo o Estado. A fiscalização está em consonância ainda com o que prescreve o Código de Trânsito Brasileiro, que determina que todos os veículos automotores devem ser registrados, licenciados e emplacados, conforme emana os artigos 120 e 130 da Lei Federal.
Destacamos também que a obrigatoriedade de registro e emplacamento dos ciclomotores corrobora com a Resolução n.º 15/2012 do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas, homologada pela 17ª Vara Cível da Capital/Fazenda Estadual, através de decisão proferida pelo Juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, que reconheceu a constitucionalidade e legalidade da citada resolução.
A preocupação do 3º BPM é agir em consonância com os objetivos firmados pela segurança pública, reduzindo o quadro de acidentologia e criminalidade relativa ao uso ilegítimo de tais veículos na cidade de Arapiraca.
O comando da unidade espera, logo, que os proprietários de ciclomotores irregulares procurem o Detran/AL imediatamente para regularizar a situação quanto ao registro e emplacamento, em conformidade com o que expressa a lei.
Cabe enfatizar que para conduzir os ciclomotores o condutor deve possuir a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.
Últimas notícias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Ilumina Maceió restabelece iluminação na orla de Jacarecica após furto de cabos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
