Agreste

Professores de Igaci podem deflagrar greve por falta de negociações com o prefeito

Por 7 Segundos 06/08/2015 18h06
Professores de Igaci podem deflagrar greve por falta de negociações com o prefeito
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

Os profissionais da educação da cidade de Igaci, no agreste alagoano, se reuniram na tarde desta quinta-feira (06), para tratar da luta pelo reajuste salarial da categoria, que exige a equiparação dos vencimentos ao piso nacional, que foi reajustado em 13,01% pelo governo federal.

A assembleia desta quinta teve o objetivo de pressionar o prefeito Oliveiro Torres Pianco (PMDB) com relação ao aumento, mas o gestor municipal só ofereceu míseros 2%. Segundo ele, esse é o valor disponível pela prefeitura, depois de estudos realizados pelo consultor da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Luiz Geraldo), através de dados disponibilizados pela Secretaria de Educação do município.

Os professores se reuniram em maio deste ano junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), a secretária de educação e vereadores, e fizeram um acordo para que a categoria apresentasse estudos que favorecessem um percentual maior.

A análise feita pelo consultor Milton Canuto foi feita utilizando os mesmos dados da Secretaria de Educação do município e o resultado foi completamente diferente. Segundo o responsável pelo novo estudo, o município tem totais condições de reajustar o salário dos professores em 13,01% e dos demais funcionários em 8,49%.

Devido o empasse entre profissionais e gestão pública, a categoria decidiu anunciar um indicativo de greve para pressionar o prefeito.