Alagoas

Escolas de Alagoas ficam abaixo da média em ranking nacional do Enem

Por 7 Segundos 06/08/2015 17h05
Escolas de Alagoas ficam abaixo da média em ranking nacional do Enem
- Foto: ilustração

A lista contendo a média das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na última quarta-feira (04), apontou um problema já conhecido em Alagoas: o estado continua sendo um dos mais deficientes quando o assunto é educação.

O ranking elaborado pelo Portal Brasil Escola, utilizando dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), aponta que as escolas públicas e privadas de todo o estado estão deixando a desejar na preparação dos jovens.

Para se ter uma ideia, a primeira escola alagoana a entrar no ranking foi o Colégio Santa Úrsula, que é privado e ocupa a 7140ª posição, com média de 625.66 pontos. A primeira colocada dentre as escolas públicas alagoanas a entrar no ranking foi o Câmpus de Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ocupando a 3.379ª posição, com média de 563.04.

Interior

Saindo da capital, o destaque fica para a cidade de Arapiraca. Quem ocupa o primeiro lugar no município agrestino é o Colégio Santa Esmeralda, ocupando a 2.271ª posição, seguido da Escola Santa Catarina (3.294ª).

A escola pública estadual que conseguiu a melhor nota na cidade foi a Escola Estadual Quintela Cavalcanti, que ocupou a 11.099ª posição.  Levando em consideração que foram analisadas as médias de 15.640 escolas, a educação pública em Arapiraca está entre as piores de todo o país.

Nordeste

Apesar dos resultados abaixo da média das escolas alagoanas, outra lista, desta vez divulgada pelo próprio Ministério da Educação (MEC) constatou que as dez melhores escolas públicas no certame estão localizadas no nordeste brasileiro. A região apresentou uma melhora significativa no desempenho dos estudantes que prestaram o exame no ano de 2014.