Comissão da Verdade de Alagoas está sem funcionar desde o ano passado
A Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda não tem trabalhado desde o final do ano passado por falta de pesquisadores e espaço físico para a elaboração do dossiê das denúncias relacionadas a violação de Direitos Humanos ocorridas durante o período de Regime Militar.
Só em julho desde ano, o Arquivo Nacional recebeu mais de 47 mil itens relacionados aos fatos criminosos ocorridos neste período negro da história do Brasil, mas o estado de Alagoas não encaminhou nenhum dado por causa desta paralisação.
Em entrevista a um portal de Maceió, o presidente da Comissão, Delson Lira, informou que o exercício do trabalho está sendo inviável por falta de contratação de pesquisadores.
"O trabalho da comissão está paralisado desde a última gestão. Ouvimos familiares, amigos e até vítimas, como também alguns militares, ao longo de 2014. Mas, o trabalho não foi concluído porque não temos como anexar os dados e as pesquisas. Nós estamos com os trabalhos parados desde dezembro de 2014 e, para que sejam concluídos, precisamos do apoio total do governo", relata.
Ainda segundo Lira, há uma negociação com o governo para que os trabalhos voltem a ser desenvolvidos. Recentemente, a comissão se reuniu, no Palácio República dos Palmares, com o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, que representou o Gabinete Civil. Durante a reunião, ficou decidido que o governo iria disponibilizar uma sala para reuniões da comissão, como também uma medida para contratação de pessoal.
Em Alagoas, a comissão é composta por Delson Lira, padre Manoel Henrique Soares, Maria Alba da Silva, Marivone Loureiro, Everaldo Patriota, Thomaz Beltrão e o professor Geraldo Magela.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
