Primeira criança com cardiopatia reumática é operada pelo Sistema Único de Saúde

Sesau) e o Hospital do Coração de Alagoas (HCor), Daniela foi a primeira criança operada em Alagoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e já pode ter uma boa noite de sono.
O coração de Daniela da Silva, de 13 anos, começou a ficar com batimentos tão acelerados que causavam dores e, para dormir, era necessário usar travesseiros que melhor acomodassem a criança. Mas, após convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (
Tudo começou em janeiro, quando Daniela começou a sentir o desconforto no coração, agravado com a febre reumática, uma doença inflamatória que se desenvolve após infecção anterior provocada pela bactéria do estreptococo. “Era muito ruim. Chorava muito”, lembrou a criança, durante visita da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e seu chefe de Gabinete, Marcelo Santana.
“Você sabe o que o médico fez?”, perguntou a secretária. “Ele consertou minha válvula”, respondeu Daniela. O que de fato Daniela teve foi uma cardiopatia reumática adquirida, que é uma possível complicação da febre reumática, em que o dano é feito contra as válvulas do coração. Essa doença afeta os tecidos conectivos do corpo, causa inflamação particularmente nas articulações e coração.
“Nós fomos ao posto de saúde de Atalaia [cidade que Daniela vive] e no exame o médico percebeu que havia algo errado. Depois viemos a um cardiologista no PAM Salgadinho e ele fez o encaminhamento. Mas não encontrávamos atendimento. Até que conseguimos o serviço pelo SUS através desse convênio da Sesau com o Hospital do Coração”, relatou a mãe da criança, Maria Francisca da Silva.
Para o diretor-médico do HCor, Ricardo César, o serviço representa o primeiro momento do projeto de estruturação da cardiopediatria no Estado. Com o convênio, além de consultas especializadas, as crianças alagoanas já podem contar com exames de ecocardiograma e cateterismo cardíaco.
“A finalidade é estruturar o fluxo para o suporte das crianças cardiopatas no Estado”, informou a secretária. Para isso, o projeto inicia com o tratamento ambulatorial por meio de consultas especializadas e vai atender ainda a demanda por cirurgias simples.
No caso de Daniela, se a cirurgia não fosse feita, a pressão sobre o coração poderia causar padrões irregulares e potencialmente perigosos – as chamadas arritmias. Agora, a criança apenas precisará ter acompanhamento do cardiologista.
Últimas notícias

Prefeita de São Luís do Quitunde entrega cestas básicas às famílias vítimas da chuva

Projeto que garante mais segurança para veículos de aplicativo e táxis de Alfredo Gaspar avança na Câmara dos Deputados

Secretaria de Cultura divulga resultado final do edital do São João em Penedo

Encontro de Mulheres do Agro em Alagoas é realizado em Penedo

Prefeitura entrega mais de 11 mil fardamentos e livros para estudantes da Rede Municipal de Palmeira
![[Vídeo] Caminhão do Domingão Cimed premia cliente da RM Farma, em Pão de Açúcar](https://img.7segundos.com.br/0lQoo62He56fumjZxXAGsMnqXKw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-23-at-161331.jpeg)
[Vídeo] Caminhão do Domingão Cimed premia cliente da RM Farma, em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
