MPT investigará postos que não seguirem normas de saúde e segurança

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas deve instaurar inquérito civil para investigar os postos de combustíveis que resistem em implementar medidas para a proteção da saúde e segurança de frentistas. Durante audiência realizada na manhã desta quarta-feira, 9, na sede do MPT em Maceió, o procurador do trabalho Rodrigo Alencar solicitou ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a relação dos estabelecimentos que ainda não cumpriram a Norma Regulamentadora (NR) Nº 20.
A medida, discutida desde o mês de agosto, tem o intuito de evitar que trabalhadores tenham a saúde prejudicada pelo contato direito com o benzeno, substância presente em derivados do petróleo. A prática comum de acionar a mangueira de combustível por várias vezes, para “completar o tanque” de forma manual, gera um vapor (onde o benzeno está presente) que causa irritação, dor nos olhos, dores de cabeça e, nos casos mais graves, pode causar câncer.
Representantes do Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis (Sindcombustíveis/AL) e do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo (Sintramico), presentes na audiência, firmaram Termo de Compromisso com o MTE, em maio deste ano, para seguir as normas adequadas contra os riscos de acidentes provenientes do manuseio e armazenamento de líquidos combustíveis, de acordo com a NR20. Segundo o Sindcombustíveis, cerca de 500 postos estão em operação em Alagoas e a maioria deles já treinou todo o efetivo de empregados para o manuseio correto das substâncias inflamáveis.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL) é parceira nas ações preventivas realizadas pelo Ministério Público do Trabalho e está verificando, com regularidade, se os postos em Alagoas estão cumprindo as normas da NR20.
Campanha educativa
O procurador Rodrigo Alencar ainda cobrou dos sindicatos que organizem campanhas educativas para conscientizar os trabalhadores e a sociedade sobre a importância do trabalho seguro nos postos, conforme a cláusula 4 do termo firmado com o MTE. Uma nova audiência para tratar do assunto foi marcada para 3 de dezembro.
Últimas notícias

Polícia investiga assassinato de marido de vereadora de Teotônio; ele foi morto com cinco tiros na cabeça

Mãe acusada de negligência tem quatro filhos retirados de seu convívio em Teotônio Vilela

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Suspeito de homicídio em Igreja Nova é preso pela Polícia Civil em Arapiraca

Paciente psiquiátrico faz ameaças com facas e é contigo pela PM após 3h de negociação, em Arapiraca

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
