Alagoas

Rádio Difusora comemora 67 anos de fundação com programação especial

16/09/2015 09h09
Rádio Difusora comemora 67 anos de fundação com programação especial
- Foto: Agência Alagoas

A Rádio Difusora de Alagoas comemora mais um ano de existência convidando o ouvinte a fazer uma verdadeira viagem através do tempo, com direito a revisitar antigos programas que fizeram parte da emissora, intercalados por belíssimas canções da Era de Ouro da Pioneira. A programação especial irá ao ar nesta quarta-feira (16), há exatos 67 anos em que ‘Alagoas saiu da zona de silêncio’. Para embarcar neste passeio, basta sintonizar AM 960, a partir das 7h.


A programação especial começa às 7h, com uma edição completa do saudoso programa “Manhãs Brasileiras com Edécio Lopes”. A partir das 9h, haverá um café da manhã, transmitido diretamente da Bodega do Sertão, com a presença de antigos e atuais servidores, além de autoridades.

A transmissão será intercalada com especial musical com as cantoras Marlene Santos e Cláudia Maria, dois importantes nomes da história do rádio alagoano que ficaram conhecidas durante os programas de calouros da Difusora.

Das 10h às 16h, serão exibidos trechos dos programas “Cantinho da Saudade”, apresentado por Odete Pacheco e Sabino Romariz; “Reminiscências 80”, com Haroldo Miranda; “Correio Nordestino”, com Jalon Cabral; e áudio de um documentário produzido pela TV Educativa de Alagoas que relata toda trajetória da Difusora, produzido em 2008.



Também estão na programação especial, gravações com depoimentos de antigos radialistas; breves biografias de importantes nomes do cast da emissora; comerciais e vinhetas de programas antigos.Ainda como parte da programação, a partir das 16h, tradicionalmente, será transmitido o desfile cívico em homenagem à Emancipação Política de Alagoas.

A programação especial será encerrada à meia-noite com o programa “Fim de Papo”, que vai ao ar a partir das 22h, sob o comando do radialista Stênio Reis, com especial musical sobre as Rainhas do Rádio: Emilinha Borba, Marlene, Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Carmélia Alves, Dalva de Oliveira, Carmen Miranda e Dóris Monteiro.

História – A história da Rádio Difusora se confunde com a própria história do rádio em Alagoas. Inaugurada em 16 de setembro de 1948, pelo então governador Silvestre Péricles de Góes Monteiro, a emissora, apelidada carinhosamente de “Caçula das Américas”, destacou-se por ser a primeira do Estado a ter estrutura técnica e artística organizada, e autorização para funcionar.



Em 2001, com a criação do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), a sede da emissora passou a localizar-se na Avenida Fernandes Lima, ao lado da TV Educativa de Alagoas e da Rádio Educativa FM, além do Espaço Cultural Linda Mascarenhas (teatro e galeria do IZP). Integrando o Instituto inaugurou nova fase e hoje é considerada uma emissora atuante e moderna.


A emissora funciona 24 horas por dia, oferecendo uma programação variada envolvendo jornalismo, entretenimento e farta cobertura esportiva. A Difusora também está na internet no endereço eletrônico www.izp.al.gov.br.

A emissora funciona 24 horas por dia, oferecendo uma programação variada envolvendo jornalismo, entretenimento e farta cobertura esportiva. A Difusora também está na internet no endereço eletrônico www.izp.al.gov.br.