Prefeitura suspende sorteio e assinatura dos contratos para o "Vale do São Francisco"
Com base em denúncias realizadas ao Ministério Público Estadual (MPE) 2ª Promotoria, a Prefeitura de Penedo foi notificada nesta quinta-feira (17). No documento assinado pelo promotor de Justiça Adriano Barros de Lima, a recomendação para suspender o sorteio de localização de quadra e assinatura dos contratos dos futuros mutuários do Conjunto Residencial Vale do São Francisco.
A notificação justifica que tal posicionamento se deu a fim de evitar responsabilidades futuras. Um dos pontos, o promotor diz que chegou ao seu conhecimento que pessoas já contempladas em outros programas habitacionais, foram novamente contempladas para o Vale do São Francisco.
Também chegou ao conhecimento do representante do Ministério Público, e por fotos, que o projeto ambiental possui um erro. O esgotamento sanitário do conjunto desemboca em nascentes da região, segundo a portaria em que notifica o Município.
Com os dois pontos, a recomendação foi que o sorteio seja suspenso e, ainda, solicita informações sobre as denúncias. Foram citados pela notificação a prestar esclarecimentos: A Prefeitura de Penedo, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Caixa Econômica Federal e a construtora responsável pela obra.
“A princípio vamos acatar a orientação do promotor. Mas, peço uma rápida apuração dos fatos. São 600 famílias que desejam sair do aluguel e não podem ser prejudicadas. Com relação aos contemplados, estou tranquilo. A Caixa vai se posicionar oficialmente e mostrar que o programa só contempla uma pessoa por vez, isso em todo o Brasil. Os levantamentos são realizados através do CPF e do NIS. É impossível a mesma pessoa ser contemplada duas vezes. Já sobre o meio ambiente, se o IMA fiscalizou e liberou a execução da obra, deve se defender. Então, pela nossa parte, estamos tranquilos. Vamos colaborar com todas informações solicitados pelo promotor e esperar que tudo seja resolvido de imediato, para que as famílias contempladas possam, enfim, entrar e morar em seus imóveis”, esclareceu o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.
Caso a suposta irregularidade apontada pelo Ministério Público seja comprovada durante a investigação, a lista deverá ser refeita e o nome do contemplado em duplicidade deve ser retirado de imediato do Conjunto Residencial Vale do São Francisco. Sobre a agressão ao meio ambiente, se confirmada, o projeto ambiental terá que sofrer readaptação.
O Município foi notificado no final da tarde desta quinta-feira (17).
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
