Audiência pública discute Câncer Colorretal
Apesar da intensa divulgação nos meios de comunicação de Arapiraca e nas redes sociais, foi pequena a participação da população da cidade durante a audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (23), para debater na Câmara Municipal de Arapiraca, sobre a prevenção e fatores de risco do Câncer Colorretal (cólon, reto e intestino grosso).
A apresentação foi feita pelo médico Herbeth Toledo, que contou a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Alagoas, Dr. José Wenceslau Costa e ainda da representante da secretaria de Saúde de Arapiraca, Edna Veríssimo, Drª Vanessa Toledo, representando a Clínica Santa Fé e Hospital Afra Barbosa e Dr. Daniel Costa.
Durante quase duas horas, os médicos fizeram uma explanação sobre a incidência dos casos de câncer no intestino em Arapiraca, chamando a atenção para a prevenção, para uma doença que alcance o segundo lugar em mortes no Brasil.
“O homem, quando chega o final do ano, troca de carros, Quando chega a uma determinada quilometragem, leva o veículo para fazer uma troca completa das peças que estão ruins”, mas quase nunca faz um check up para saber como está a saúde”, adverte o médico.
O médico Herbeth Toledo, disse que um dos grandes aliados ao combate a doença, é a prevenção, onde em sua grande maioria, quando diagnosticado no início, as chances de cura chega a 90%, o que corresponde segundo ele, a cura total da doença.
Segundo ele, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2014, cerca de 32 mil e 600 casos seriam detectados, metade homens e metade mulheres e desse total, cerca de 14 mil pessoas, morreriam em decorrência da doença.
A audiência pública que foi proposta pelo vereador Dr. Fábio, teve a participação dos vereadores, que enalteceram a iniciativa do médico, em iniciar pelo Poder Legislativo, a sua maratona de explicações sobre a enfermidade.
Da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Arapiraca: Cláudio Roberto
Últimas notícias
Homem é morto a tiros e outro fica ferido durante ataque no São Jorge
Marido é suspeito de matar mulher queimada em sítio no Pontal da Barra
Lei Maria da Penha, 20 anos: Alagoas alcança melhor resultado da série contra o feminicídio
Maceió avança no Ideb e reforça compromisso com a qualidade e o desenvolvimento
Marcelo Beltrão destaca avanço de Alagoas para 26 escolas nota 10 no Ideb
Mulher é encontrada morta após incêndio em sítio no Pontal da Barra
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
