Com paralisação no HU, Sesau aciona Ministério e órgãos de defesa do cidadão

Diante da suspensão de cirurgias e internações em clínica médica e pediátrica no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, comunicou a situação ao Ministério da Saúde (MS) para as devidas providências sobre o serviço paralisado na quarta-feira (23). “Essa é uma situação extremamente preocupante e que o hospital deve cumprir o seu papel para com os alagoanos”, alertou a gestora.
Rozangela Wyszomirska expôs que entende a situação da direção do hospital, que se encontra sem insumos por conta de não ter sido efetivado o repasse, via governo federal da primeira parcela do dinheiro do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Reuf). Já o MS, quando informado da situação pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), disse que não sabia do acontecido e que daria um retorno sobre o fato.
“O Ministério da Saúde precisa dar resposta, e urgente, para a população de Alagoas”, defendeu a secretária. Por outro lado. “Mesmo sendo um órgão federal, a gestão da saúde é estadual e municipal”, destaca a secretária. E acrescentou: “Não podemos ficar reféns de uma simples decisão de ‘vamos parar’”, pontuou Wyszomirska.
Isso porque, de acordo com a secretária, essa situação vai gerar um impacto de grandes proporções na Saúde. No entanto, Rozangela lembrou que uma peça importante para este momento é o Ministério Público Federal: “O MPF precisa se posicionar na defesa do Hospital Universitário e de sua importância para a saúde dos alagoanos e para a educação superior”.
A Sesau informou a situação ao MS e também está em contato com demais órgãos para devidas providências, a exemplo dos Ministérios Público Estadual (MPE) e Federal (MPF); e a Defensoria Pública Estadual e Federal.
Últimas notícias

Homem é preso em Maceió após mandar mensagem via pix para ex

Mulher é sequestrada, mantida em cárcere privado e estuprada em Maceió

Homicídio é registrado no Sítio Cajaseira em Maceió

Homem que matou o próprio irmão na frente da mãe é condenado a mais de 15 anos de prisão

Duas crianças e um jovem são baleados durante atentado no Jacintinho

Cabo Bebeto cobra posição de deputado do PT após fala racista de Lula e não obtém resposta
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
