Seminário discute técnicas e inovações na cultura da palma forrageira

Em parceria com a prefeitura de Batalha, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), realizou, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), mais uma edição da Exposição Agropecuária de Batalha, a Expobatalha, que envolveu todos os municípios da Bacia Leiteira alagoana.
Os pontos altos da programação foram a feira de equipamentos e implementos agrícolas e o I Seminário Alagoano de Cultura da Palma Forrageira. O seminário reuniu cerca de 350 técnicos e produtores de vários estados brasileiros para discutir novas formas de manejo, no sentido de incrementar a produção da palma, utilizada principalmente na alimentação do gado leiteiro.
Na quarta-feira (23), no Polo Agroalimentar de Batalha, o encontro abordou os melhores processos de irrigação, sistemas de produção, planejamento forrageiro e dieta de vacas leiteiras à base de palma, em palestras ministradas pelo técnico Guilherme Costa Lima, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), pelo agrônomo e consultor Paulo Suassuna, idealizador da Tecnologia de Cultivo Intensivo da Palma, pelo sócio e diretor técnico da Fazenda Eficiente, Sidnei Bezerra, e pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Airon Aparecido.
Nesta quinta (24), ainda dentro da programação do Seminário, a Seagri promoveu um Dia de Campo nas fazendas Padre Cícero e Timbaúba, no município de Cacimbinhas, onde os participantes puderam conhecer detalhes e inovações na gestão de pequenas propriedades rurais e no plantio mecanizado da palma forrageira.
O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que participou do Dia de Campo desta quinta-feira, destacou a importância do seminário para os produtores de leite de Alagoas.
“A cultura da palma tem um papel fundamental no bom desempenho do gado leiteiro e da agropecuária alagoana como um todo. Temos aqui técnicos e produtores de vários estados, o que comprova a importância do tema. Esse é mais um passo que o Governo de Alagoas dá no sentido de melhorar a produtividade do rebanho e a qualidade do leite produzido em nosso estado”, disse Vasconcelos.
Na avaliação do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, o seminário realizado durante a Expobatalha, aliado a outras ações do Governo, terá reflexos positivos na economia do Estado.
“Os conhecimentos passados aqui para técnicos e produtores se somam ao trabalho de melhoramento genético do rebanho, com os transplantes de embriões e fertilização in vitro que estamos desenvolvendo em Alagoas. Isso trará resultados significativos para a melhoria do rebanho em médio e longo prazo, onde poderemos disputar de igual para igual com outros estados”, disse o superintendente.
Últimas notícias

STF autoriza Globo a encerrar afiliação com TV Gazeta de Alagoas

Vacinação antirrábica acontece neste sábado (27) em Girau do Ponciano

Renan Filho anuncia R$ 41 milhões para a nova BR-349 em Alagoas e vistoria obras da ponte Penedo

Suspeito de envolvimento em ataque a escola no Ceará é preso

Incêndio destrói cômodo de residência no Trapiche da Barra, em Maceió

JHC participa de encerramento do 2º Fest Sport e ressalta crescimento da educação em tempo integral
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
