Seminário discute técnicas e inovações na cultura da palma forrageira

Em parceria com a prefeitura de Batalha, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), realizou, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), mais uma edição da Exposição Agropecuária de Batalha, a Expobatalha, que envolveu todos os municípios da Bacia Leiteira alagoana.
Os pontos altos da programação foram a feira de equipamentos e implementos agrícolas e o I Seminário Alagoano de Cultura da Palma Forrageira. O seminário reuniu cerca de 350 técnicos e produtores de vários estados brasileiros para discutir novas formas de manejo, no sentido de incrementar a produção da palma, utilizada principalmente na alimentação do gado leiteiro.
Na quarta-feira (23), no Polo Agroalimentar de Batalha, o encontro abordou os melhores processos de irrigação, sistemas de produção, planejamento forrageiro e dieta de vacas leiteiras à base de palma, em palestras ministradas pelo técnico Guilherme Costa Lima, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), pelo agrônomo e consultor Paulo Suassuna, idealizador da Tecnologia de Cultivo Intensivo da Palma, pelo sócio e diretor técnico da Fazenda Eficiente, Sidnei Bezerra, e pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Airon Aparecido.
Nesta quinta (24), ainda dentro da programação do Seminário, a Seagri promoveu um Dia de Campo nas fazendas Padre Cícero e Timbaúba, no município de Cacimbinhas, onde os participantes puderam conhecer detalhes e inovações na gestão de pequenas propriedades rurais e no plantio mecanizado da palma forrageira.
O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que participou do Dia de Campo desta quinta-feira, destacou a importância do seminário para os produtores de leite de Alagoas.
“A cultura da palma tem um papel fundamental no bom desempenho do gado leiteiro e da agropecuária alagoana como um todo. Temos aqui técnicos e produtores de vários estados, o que comprova a importância do tema. Esse é mais um passo que o Governo de Alagoas dá no sentido de melhorar a produtividade do rebanho e a qualidade do leite produzido em nosso estado”, disse Vasconcelos.
Na avaliação do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, o seminário realizado durante a Expobatalha, aliado a outras ações do Governo, terá reflexos positivos na economia do Estado.
“Os conhecimentos passados aqui para técnicos e produtores se somam ao trabalho de melhoramento genético do rebanho, com os transplantes de embriões e fertilização in vitro que estamos desenvolvendo em Alagoas. Isso trará resultados significativos para a melhoria do rebanho em médio e longo prazo, onde poderemos disputar de igual para igual com outros estados”, disse o superintendente.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
