Gestantes e acompanhantes recebem treinamento
Gestantes e acompanhantes no Sertão alagoano estão sendo treinados para humanizar a assistência durante a gravidez e após o parto. O curso para gestantes e acompanhantes é destinado à orientação sobre gravidez, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com o bebê e desenvolvimento infantil.
“É uma oportunidade de compartilhar experiências, dúvidas, ansiedades e angústias com outros casais na mesma fase da vida. As atividades incluem palestras, debates e vivências artísticas para gestantes, pais e seus familiares” disse o diretor-geral do hospital, Marco Calderon.
Fica a critério da parturiente a escolha do acompanhante para o momento do parto e outras atividades relacionadas ao período de parto. Pode ser o marido, a mãe, uma amiga, entre outros. Não importa se há parentesco ou não. A presença de um acompanhante é garantida aos partos normais ou cesarianas. Além da Lei do Acompanhante, existem outras duas resoluções que asseguram a presença de uma pessoa indicada para o parto.
Para Marco Calderon “cientes de que a lei autoriza a presença de um acompanhante em qualquer hospital do país, é importante frisar a importância dessa pessoa no momento do parto. Esse carinho recebido é muito interessante. Com a grávida mais tranquila e se sentindo segura ao lado de uma pessoa conhecida, o parto pode ser mais curto e menos traumático, evitando uso de medicamento” explicou, parabenizando ainda o trabalho da equipe envolvida.