Novos equipamentos trazem mais seguranças à presídios de Alagoas

Alagoas se prepara para receber modernos equipamentos de inspeção eletrônica que serão usados no sistema prisional. Esteiras de raio X, detectores de metal portal, manual e banqueta já foram licitados e contratados pelo Governo do Estado por meio de uma parceria com o Ministério da Justiça e chegarão nos próximos dias. Os instrumentos elevarão a segurança nas unidades penitenciárias.
Entretanto, não basta receber os equipamentos. Faz-se necessário qualificar os operadores para garantir a eficiência no manuseio. Ciente dessa necessidade, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) por meio de parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, ofertou o Curso de Inspeção para o Acesso de Pessoas, Objetos e Materiais.
A iniciativa evita o ingresso de itens proibidos, como armas, drogas e telefones celulares, além de propiciar a humanização nos procedimentos de inspeção. Nessa primeira etapa do curso, 30 agentes penitenciários foram contemplados com atividades práticas e teóricas. As aulas ocorreram entre os dias 28 e 29 de setembro, no sistema prisional, em Maceió.
“Ao final da capacitação, os agentes penitenciários estarão aptos para realizar procedimentos de revistas adotados nas unidades prisionais com equipamentos tecnológicos não invasivos, além de disseminar o aprendizado entre seus colegas de trabalho”, salientou o chefe Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel Marcos Lima, que acompanhou as atividades da qualificação.
O instrutor do curso, agente federal Sidney Santos afirmou que é preciso uniformizar os procedimentos com equipamentos modernos e instruções corretas. “A presença das esteiras de raios-x, dos detectores de metal portal, de metal manual e de metal banqueta inibem a entrada de pessoas e materiais proibidos, como armas, drogas e telefones celulares nos presídios, gerando mais segurança”.
A diretora da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, falou ainda da sólida parceria com o Ministério da Justiça para conseguir recursos e qualificar os servidores penitenciários, mantendo a ordem e a disciplina nos presídios. “Os procedimentos de inspeção garantem a tranquilidade nos ambientes prisionais, além de preservar a dignidade e integridade dos visitantes”.
Últimas notícias

Homem é preso suspeito de praticar abuso sexual de vulnerável e ameaça em Penedo

Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia

Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural de Maravilha

Prefeitura de Igaci promove oficina sobre identificação de abuso sexual infantil

Arapiraca: Tutora de gato chamado Thor procura por animal que está desaparecido
![[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato](https://img.7segundos.com.br/nvsQcMQxKMzo7osC0UgfRNn3SuI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-06-04-192338.png)
[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
