Novos equipamentos trazem mais seguranças à presídios de Alagoas

Alagoas se prepara para receber modernos equipamentos de inspeção eletrônica que serão usados no sistema prisional. Esteiras de raio X, detectores de metal portal, manual e banqueta já foram licitados e contratados pelo Governo do Estado por meio de uma parceria com o Ministério da Justiça e chegarão nos próximos dias. Os instrumentos elevarão a segurança nas unidades penitenciárias.
Entretanto, não basta receber os equipamentos. Faz-se necessário qualificar os operadores para garantir a eficiência no manuseio. Ciente dessa necessidade, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) por meio de parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, ofertou o Curso de Inspeção para o Acesso de Pessoas, Objetos e Materiais.
A iniciativa evita o ingresso de itens proibidos, como armas, drogas e telefones celulares, além de propiciar a humanização nos procedimentos de inspeção. Nessa primeira etapa do curso, 30 agentes penitenciários foram contemplados com atividades práticas e teóricas. As aulas ocorreram entre os dias 28 e 29 de setembro, no sistema prisional, em Maceió.
“Ao final da capacitação, os agentes penitenciários estarão aptos para realizar procedimentos de revistas adotados nas unidades prisionais com equipamentos tecnológicos não invasivos, além de disseminar o aprendizado entre seus colegas de trabalho”, salientou o chefe Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel Marcos Lima, que acompanhou as atividades da qualificação.
O instrutor do curso, agente federal Sidney Santos afirmou que é preciso uniformizar os procedimentos com equipamentos modernos e instruções corretas. “A presença das esteiras de raios-x, dos detectores de metal portal, de metal manual e de metal banqueta inibem a entrada de pessoas e materiais proibidos, como armas, drogas e telefones celulares nos presídios, gerando mais segurança”.
A diretora da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, falou ainda da sólida parceria com o Ministério da Justiça para conseguir recursos e qualificar os servidores penitenciários, mantendo a ordem e a disciplina nos presídios. “Os procedimentos de inspeção garantem a tranquilidade nos ambientes prisionais, além de preservar a dignidade e integridade dos visitantes”.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
