Novos equipamentos trazem mais seguranças à presídios de Alagoas
Alagoas se prepara para receber modernos equipamentos de inspeção eletrônica que serão usados no sistema prisional. Esteiras de raio X, detectores de metal portal, manual e banqueta já foram licitados e contratados pelo Governo do Estado por meio de uma parceria com o Ministério da Justiça e chegarão nos próximos dias. Os instrumentos elevarão a segurança nas unidades penitenciárias.
Entretanto, não basta receber os equipamentos. Faz-se necessário qualificar os operadores para garantir a eficiência no manuseio. Ciente dessa necessidade, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) por meio de parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, ofertou o Curso de Inspeção para o Acesso de Pessoas, Objetos e Materiais.
A iniciativa evita o ingresso de itens proibidos, como armas, drogas e telefones celulares, além de propiciar a humanização nos procedimentos de inspeção. Nessa primeira etapa do curso, 30 agentes penitenciários foram contemplados com atividades práticas e teóricas. As aulas ocorreram entre os dias 28 e 29 de setembro, no sistema prisional, em Maceió.
“Ao final da capacitação, os agentes penitenciários estarão aptos para realizar procedimentos de revistas adotados nas unidades prisionais com equipamentos tecnológicos não invasivos, além de disseminar o aprendizado entre seus colegas de trabalho”, salientou o chefe Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel Marcos Lima, que acompanhou as atividades da qualificação.
O instrutor do curso, agente federal Sidney Santos afirmou que é preciso uniformizar os procedimentos com equipamentos modernos e instruções corretas. “A presença das esteiras de raios-x, dos detectores de metal portal, de metal manual e de metal banqueta inibem a entrada de pessoas e materiais proibidos, como armas, drogas e telefones celulares nos presídios, gerando mais segurança”.
A diretora da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, falou ainda da sólida parceria com o Ministério da Justiça para conseguir recursos e qualificar os servidores penitenciários, mantendo a ordem e a disciplina nos presídios. “Os procedimentos de inspeção garantem a tranquilidade nos ambientes prisionais, além de preservar a dignidade e integridade dos visitantes”.
Últimas notícias
Paulo Dantas celebra salto de Alagoas ao 3º lugar nacional em inovação
Motociclista morre após ser atingido por carro na AL-220, em Craíbas
[Vídeo] Na estreia do guia, JHC apresenta Maceió como exemplo de gestão
“Renan Filho não é uma aposta, Renan Filho é uma certeza”, afirma Luciano Barbosa
Renan Filho garante diálogo com empresários e lança projetos para o Agreste
[Vídeo] “Volta, meu governador”: Renan Filho estreia no guia mirando novo mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
