IMA alerta sobre construções irregulares em APP

A ocupação irregular, desmatamento e outras infrações ambientais nas chamadas Áreas de Preservação Permanente (APP), mesmo que elas estejam localizadas em propriedades particulares, podem implicar em sanções administrativas e penais para os responsáveis. O alerta é feito pela equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação.
Durante monitoramento de rotina na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho e após receber denúncias de moradores da região, a equipe da Gerência encontrou uma entidade que havia avançado com a sua área construída para dentro de uma APP. Além disso, uma grande quantidade de efluentes, sem qualquer tipo de tratamento e oriunda criação de animais, estava sendo jogada para dentro de um remanescente florestal.
A ação foi realizada na segunda-feira (05), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, e os responsáveis pelo local receberam um prazo de 20 dias para retirar os animais do local, dar entrada no licenciamento e regularizar o tratamento dos efluentes, comparecer no IMA e apresentar proposta para recuperar a área degradada.
“A situação encontrada foi ruim, os efluentes estavam sendo jogados para dentro da mata sem tratamento e, aparentemente, sem preocupação nenhuma. Também vimos grande quantidade de lixo e o mau cheiro estava forte”, comentou Marco Diniz, chefe da APA.
A APP é definida por lei e não permite a ocupação irregular, mesmo que esteja localizada dentro de uma propriedade particular. A situação é definida pela característica e mecanismos de proteção do local e não por, algumas vezes, estar localizado dentro de uma APA.
A APA é uma Unidade de Conservação de uso sustentável, conforme o que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e que, por isso, permite a presença de pessoas e a utilização equilibrada dos recursos naturais.
Últimas notícias

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

Câmara aprova urgência para votar direito à bagagem de mão gratuita

Fux admite erros em decisões sobre 8 de janeiro e diz que mudança reflete defesa do Estado de Direito
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
