IMA alerta sobre construções irregulares em APP
A ocupação irregular, desmatamento e outras infrações ambientais nas chamadas Áreas de Preservação Permanente (APP), mesmo que elas estejam localizadas em propriedades particulares, podem implicar em sanções administrativas e penais para os responsáveis. O alerta é feito pela equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação.
Durante monitoramento de rotina na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho e após receber denúncias de moradores da região, a equipe da Gerência encontrou uma entidade que havia avançado com a sua área construída para dentro de uma APP. Além disso, uma grande quantidade de efluentes, sem qualquer tipo de tratamento e oriunda criação de animais, estava sendo jogada para dentro de um remanescente florestal.
A ação foi realizada na segunda-feira (05), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, e os responsáveis pelo local receberam um prazo de 20 dias para retirar os animais do local, dar entrada no licenciamento e regularizar o tratamento dos efluentes, comparecer no IMA e apresentar proposta para recuperar a área degradada.
“A situação encontrada foi ruim, os efluentes estavam sendo jogados para dentro da mata sem tratamento e, aparentemente, sem preocupação nenhuma. Também vimos grande quantidade de lixo e o mau cheiro estava forte”, comentou Marco Diniz, chefe da APA.
A APP é definida por lei e não permite a ocupação irregular, mesmo que esteja localizada dentro de uma propriedade particular. A situação é definida pela característica e mecanismos de proteção do local e não por, algumas vezes, estar localizado dentro de uma APA.
A APA é uma Unidade de Conservação de uso sustentável, conforme o que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e que, por isso, permite a presença de pessoas e a utilização equilibrada dos recursos naturais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
