Alagoas

Ministério da Saúde divulga abertura de vagas para médicos em Alagoas

Por Redação 09/10/2015 12h12

Cajueiro, Japaratinga, Marechal Deodoro e Piaçabuçu são os quatro municípios alagoanos selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para a abertura de vagas destinadas aos Programas de Provisão de Médicos (Provab e Mais Médicos).

A renovação e a confirmação de adesão dos municípios referem-se ao Projeto Mais Médicos para o Brasil e ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). São nesses programas de provisão que os médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com o diploma revalidado no Brasil podem se candidatar às vagas.

De acordo com a coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita, em Alagoas, são 193 profissionais do Mais Médicos atuando em 73 municípios. Também somam a esse número, os 33 profissionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) que atuam em 15 municípios.

"A nossa meta é que o Mais Médicos e o Provab se convertam em um elemento de estruturação da Atenção Primária e, como resultado, temos visto a estrutura do serviço no município e a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família", defendeu Ivana Pita. Para ela, um dos ganhos de se ter médicos desses programas no município é o cuidado diferenciado no território.

Os programas têm a finalidade de aperfeiçoar médicos na atenção básica em saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), mediante oferta de curso de especialização por instituição pública de educação superior e atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Provab, por exemplo, garante o direito a pontuação de incentivo de 10% para concorrer aos processos seletivos de residência médica.