Falta de cirurgiões pediátricos prejudica pacientes

As crianças que necessitam de cirurgias para qualquer finalidade na cidade de Arapiraca devem recorrer ao procedimento na capital do estado. O problema é a falta de interesse de muitos profissionais especialistas na área de vir trabalhar no interior pelos valores disponibilizados através da tabela do sistema Único de Saúde (SUS).
Durante uma sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca realizada logo após a visita do governador Renan Filho (PMDB) à Arapiraca para assinar um super investimento na área da saúde, o parlamentar Ronaldy Vital Rios, o Roninho, falou que é inadmissível uma criança ser obrigada a ir à Maceió para se submeter a uma cirurgia.
"É inadmissível que uma cidade com população superior a 240 mil habitantes como Arapiraca não realize esse tipo de cirurgia", desabafou.
Mas o problema vai muito além, segundo a Superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretária Municipal de Saúde de Arapiraca, Nadja Vieira. A profissional informou que infelizmente nenhum profissional quer realizar as cirurgias na cidade por não acharem rentável o valor pago pelo SUS.
"A cidade de Arapiraca oferece duas vezes o valor da tabela do SUS para o profissional, mas mesmo assim, até agora ninguém se propôs a realizar esse tipo de procedimento em Arapiraca", relatou.
Mesmo indo para a capital do estado, nem sempre a cirurgia é garantida. "Nós agendamos a consulta com o cirurgião pediátrico que atende em Maceió através do CORA, mas nem sempre o profissional se disponibiliza a atender, porque não aceita os valores pagos pela prefeitura", concluiu.
De acordo com Nadja Vieira, as cirurgias mais recorrentes nesta região são as para tratamento de fimose e remoção de hérnias.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
