Concurso público: Agência Nacional de Aviação Civil terá 150 vagas

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) definiu a organizadora para realizar seu novo concurso público em 2015. Com prazo de publicação até dezembro, o edital deverá ofertar 150 cargos pertencentes ao quadro de pessoal efetivo da agência reguladora, que realizou o último concurso em 2012.
A informação sobre a escolha da Escola de Administração Fazendária - ESAF como organizadora foi divulgada no Diário Oficial da União em 07 de outubro de 2015, por meio de Extrato de Instrumento Contratual (veja em http://goo.gl/CFM36K).
Para o nível superior, serão oferecidas 65 vagas de Especialista em Regulação de Aviação Civil e 25 de Analista Administrativo. Já para quem possui nível intermediário, haverá chances para Técnico em Regulação de Aviação Civil (45) e Técnico Administrativo (15).
Os salários podem variar de R$5.698 a até R$11.974, sem contar algumas vantagens dos cargos.
O concurso de 2012, organizado pelo CESPE/UnB, foi constituído por provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos (1ª etapa). Os candidatos ao cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil (que foram aprovados na 1ª etapa) fizeram ainda o Curso de Formação, ministrado em Brasília/DF (2ª etapa).
De maneira similar a outras agências reguladoras, a ANAC, surgiu após a tendência verificada no Brasil, a partir da segunda metade da década de 1990, que propunha a implantação de um novo modelo de regulação da atividade econômica. Nesse novo modelo, a regulação passou a ser exercida por agências com autonomia e independência, observando as diretrizes da política setorial.
A ANAC foi criada em 2005, para atuar na regulação do transporte aéreo, em substituição ao Departamento de Aviação Civil (DAC), como autoridade de aviação civil e reguladora do transporte aéreo no país.
A ANAC, vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, é uma autarquia especial, caracterizada por independência administrativa, autonomia financeira, ausência de subordinação hierárquica e mandato fixo de seus dirigentes, que atuam em regime de colegiado. Tem como atribuições regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária. Para tal, o órgão deve observar e implementar as orientações, diretrizes e políticas estabelecidas pelo governo federal, adotando as medidas necessárias ao atendimento do interesse público e ao desenvolvimento da aviação.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
