Agricultores familiares são beneficiados com Programa de Crédito Fundiário
O Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra), em reunião ordinária realizada nessa terça-feira (27), na sede da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), aprovou as propostas de aquisição de imóveis rurais, por parte do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
As fazendas Redenção e Santa Fé, localizadas no município de Olho D’água do Casado tem seus processos de compra ligados ao Iteral. Já as fazendas Vera Cruz, Sussuarana I, Sussuarana II, Ribeira e, Triunfo, localizadas nos municípios de Craíbas, Girau do Ponciano e Atalaia tem aquisição ligada ao Incra. As terras dessas fazendas beneficiarão produtores que fazem parte do Programa de Crédito Fundiário (PNCF).
Conferências de ATER
Outro ponto discutido e aprovado durante a reunião do Conselho foram as datas e locais das Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pré-requisitos para a realização das respectivas conferências estadual e nacional.
No dia 4 de novembro, produtores e lideranças da região do Médio Sertão, irão realizar sua conferência no auditório da Coopabaz, em Delmiro Gouveia.
A conferência da região Agreste será realizada em Arapiraca, no dia 11 de novembro, na sede da Uneal. Já os produtores das regiões da Bacia Leiteira e Médio Sertão, vão se encontrar na Faculdade São Vicente, em Pão de Açúcar, no dia 17 de novembro.
Segundo o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, as conferências territoriais visam definir de estratégias e ações prioritárias locais, para que esses pontos sejam levados às conferências estadual e nacional.
Lá, deve ser elaborado um documento sobre a assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade para agricultores familiares de todo o Brasil. As datas e locais das demais conferências estão em processo de negociação, mas deverão ser realizadas até o dia 15 de dezembro.
Cadastro Ambiental Rural
Como encaminhamento para a próxima reunião ordinária do Cedafra irá acontecer em duas semanas, os conselheiros discutirão o Cadastro Ambiental Rural (CAR), de acordo com o novo código florestal brasileiro, que é obrigatório para toda propriedade rural.
O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) é parceiro da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que deverá ser responsável pela condução do projeto.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
