Agricultores familiares são beneficiados com Programa de Crédito Fundiário

O Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra), em reunião ordinária realizada nessa terça-feira (27), na sede da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), aprovou as propostas de aquisição de imóveis rurais, por parte do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
As fazendas Redenção e Santa Fé, localizadas no município de Olho D’água do Casado tem seus processos de compra ligados ao Iteral. Já as fazendas Vera Cruz, Sussuarana I, Sussuarana II, Ribeira e, Triunfo, localizadas nos municípios de Craíbas, Girau do Ponciano e Atalaia tem aquisição ligada ao Incra. As terras dessas fazendas beneficiarão produtores que fazem parte do Programa de Crédito Fundiário (PNCF).
Conferências de ATER
Outro ponto discutido e aprovado durante a reunião do Conselho foram as datas e locais das Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pré-requisitos para a realização das respectivas conferências estadual e nacional.
No dia 4 de novembro, produtores e lideranças da região do Médio Sertão, irão realizar sua conferência no auditório da Coopabaz, em Delmiro Gouveia.
A conferência da região Agreste será realizada em Arapiraca, no dia 11 de novembro, na sede da Uneal. Já os produtores das regiões da Bacia Leiteira e Médio Sertão, vão se encontrar na Faculdade São Vicente, em Pão de Açúcar, no dia 17 de novembro.
Segundo o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, as conferências territoriais visam definir de estratégias e ações prioritárias locais, para que esses pontos sejam levados às conferências estadual e nacional.
Lá, deve ser elaborado um documento sobre a assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade para agricultores familiares de todo o Brasil. As datas e locais das demais conferências estão em processo de negociação, mas deverão ser realizadas até o dia 15 de dezembro.
Cadastro Ambiental Rural
Como encaminhamento para a próxima reunião ordinária do Cedafra irá acontecer em duas semanas, os conselheiros discutirão o Cadastro Ambiental Rural (CAR), de acordo com o novo código florestal brasileiro, que é obrigatório para toda propriedade rural.
O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) é parceiro da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que deverá ser responsável pela condução do projeto.
Últimas notícias

Suspeito morre em confronto com a PM durante operação contra o tráfico em São Miguel dos Campos

Mesa-redonda na Ufal reúne jornalistas para discutir a representatividade de mulheres negras na comunicação

Ônibus da Gontijo é alvo de tentativa de assalto na BR-101, em Alagoas

Ceará confirma primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas no interior do estado

Mais de 11 mil aposentados e pensionistas em Alagoas já aderiram ao acordo de ressarcimento

28 armas e quase 29 kg de drogas são retirados de circulação em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
