Comissão eleitoral convoca comunidade universitária para votar no 2º turno
Depois de um primeiro turno considerando tranquilo e sem incidentes, a Comissão Central Eleitoral se prepara para o segundo turno entre as candidatas Valéria Correia, da chapa 1, e Rachel Rocha, da chapa 2. A votação, no dia 5 de novembro, será iniciada às 9h e concluída às 21h, na maioria dos locais de votação. Apenas no Hospital Universitário, as urnas serão abertas às 8h e fechadas às 21h. Nos pólos do interior, onde não há funcionamento noturno, a votação será encerrada às 17h.
Os certificados de 20h de carga horária flexível para quem participou como mesário no primeiro turno estão sendo entregues no auditório do CIC. A comissão convida os mesmos mesários a comparecerem no segundo turno, com os mesmos benefícios de carga horária, e folga de um dia para cada turno trabalhado para servidores e bolsistas. Caso haja interesse de novos mesários, é só comunicar à comissão eleitoral por e-mail [email protected].
Um problema verificado no primeiro turno foi a ausência de alguns nomes na lista de votação. Para evitar que isso se repita no segundo turno, a Comissão entrou em contato com o NTI para que sejam feitas as devidas correções. As listas de votantes por locais de votação serão publicadas ainda hoje no portal da Ufal. Caso haja necessidade de alguma correção ou acréscimo, o eleitor deve entrar em contato com a Comissão Central Eleitoral pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente, no auditório do CIC, até ao meio-dia desta quarta-feira, 4 de novembro.
Vamos votar!
A consulta pública para o cargo de reitor foi uma conquista da comunidade universitária, nos anos de abertura política após a Ditadura Militar. Esse é um importante momento para que os segmentos da Universidade possam ser ouvidos sobre qual programa de gestão querem vem implantado nos campi. A lista tríplice ainda é apresentada formalmente pelo Conselho Universitário ao presidente da República, que se compromete a referendar o nome mais votado na consulta.
No primeiro turno, o que mais surpreendeu foi a ausência de grande parte do eleitorado universitário. Apenas 8.500 votantes compareceram às urnas. No segmento de alunos é que a não participação foi mais expressiva, apenas 5.800 discentes, de quase 35 mil matriculados na Ufal, compareceram às urnas. Entre docentes, compareceram 1.052, dos 1.800 lotados na instituição. Entre os técnicos, votaram 1.236, dos 1.890 do quadro de pessoal.
No segundo turno, os organizadores do pleito esperam uma participação bem maior. "É a hora de definir quem será a próxima reitora da Ufal. Vamos fazer valer a opinião de cada integrante da comunidade universitária. Para isso, convocamos a todos para comparecerem às urnas no dia 5 de novembro", conclamou Jarman Aderico, da Comissão Central Eleitoral.
Últimas notícias
Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista
Prefeitura entrega 30 cadeiras de rodas a usuários do Credefipi em Palmeira dos Índios
Detran Alagoas orienta passo a passo para obtenção da 1ª CNH pelo app e site do órgão
[Vídeo] PM detalha apreensão de mais de 50 kg de drogas em casa abandonada em Arapiraca
Fim de semana terá predomínio de sol em AL, mas previsão também indica possibilidade de chuvas
Ritmo do maracatu Baque Alagoano e sarau de poesias marcam último encontro de 2025 do Expresso Leitura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
