Arapiraca

Aurélia Fernandes critica falta de água em Posto de Saúde

Por 7 Segundos 10/11/2015 18h06
Aurélia Fernandes critica falta de água em Posto de Saúde
- Foto: Aurélia Fernandes / Facebook

A vereadora Aurélia Fernandes (PMDB), de Arapiraca, visitou nesta terça-feira (10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nilo Coelho e fez graves denúncias sobre a unidade que foi inaugurada e não estaria funcionando adequadamente.

O novo Posto de Saúde, inaugurado pela prefeita Célia Rocha (PTB) em 20 de outubro, não estaria funcionando, até agora, por falta d'água e outras necessidades estruturais, segundo a vereadora.

"A unidade não tem água encanada e por isso as salas de esterilização, curativo, vacinas e consultórios médicos não estão funcionando adequadamente", constatou a vereadora ao visitar o local.

Segundo Aurélia Fernandes ainda há um buraco aberto no terreno do posto para colocar a base da estrutura da caixa d'água.

"A obra ainda está inacabada. Essa situação é um absurdo! Um posto de saúde que não tem água, não funciona absolutamente nada. Para quê inauguraram", questionou a vereadora.

Sem assistência

Aurélia Fernandes criticou, ainda, a falta de assistência de quase mil famílias que deixaram de ser atendidas no 2º Centro, localizado no bairro Baixa Grande.

"Isso significa cerca de cinco mil pessoas que ficaram sem assistência à saúde naquela localidade", salientou a vereadora, que postou fotos da Unidade de Saúde do Nilo Coelho em sua página no Facebook.

Ela também questionou: "E para que inauguraram? Muita coisa sendo feita? Desse jeito? Três semanas já se passaram e Nada?", observou Aurélia Fernandes, fazendo alusão à campanha publicitária da Prefeitura de Arapiraca que tem o slogan "Tem muita coisa sendo feita".

Acusações

A reportagem do 7 Segundos procurou a Secretaria de Saúde e conversou, por telefone, com a superintendente de Atenção à Saúde, Noélia Barbosa, que rebateu às acusações da vereadora.

A superintendente afirmou que desde esta terça-feira (10) a Unidade de Saúde do bairro Nilo Coelho voltou a funcionar e a ligação da água já foi normalizada.

Ela reconheceu que o problema de abastecimento aconteceu desde a inauguração do posto de saúde, mas garantiu que está resolvido, e criticou o sistema de abastecimento de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Noélia Barboza afirmou, sobretudo, que a unidade já dispõe de uma equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e que a estrutura física do posto atende às exigências da Secretaria de Saúde e das normas vingentes.

"Desde que a unidade foi inaugurada ficou funcionando apenas a prevenção à saúde. O que não funcionava era a prevenção curativa que precisa realmente da água, mas os pacientes que necessitaram dessa assistência foram encaminhados para o 5º Centro, próximo ao Hospital Regional", afirmou Noélia Barboza.

A superintendente de Atenção à Saude disse ao 7 Segundos que a demanda do pronto-atendimento é grande e que a partir desta quarta-feira (11) o atendimento será normalizado.

A respeito das famílias que deixaram de ser atendidas no 2º Centro, no bairro Baixa Grande, Noélia Barboza declarou que o posto não tinha condições de atender toda a população dos bairros Baixa Grande, Jardim Esperança e Nilo Coelho.

"A prefeita Célia Rocha tem feio um esforço muito grante para melhorar o atendimento às famílias do bairro Nilo Coelho, que agora vão ser assistidas pela Unidade de Saúde do bairro com todos os setores funcionando ainda esta semana", disse ela.

A superintendente disse que o pessoal do Conselho Local de Saúde se reuniu, na tarde desta segunda-feira, com os moradores do bairro, para esclarecer os problemas que aconteceram e que já foram resolvidos.

"As visitas domiciliares estão sendo realizadas e os trabalhos da Educação em Saúde estão acontecendo durante as reuniões dos grupos", finalizou Noélia Barboza.